Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Programa Talento Florestal

Programa Talento Florestal

Acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da UTFPR-DV participam de Programa dedicado a integrar estudantes e empresas florestais
publicado: 29/05/2019 07h31 última modificação: 11/01/2023 16h01

No período de 20 a 22 de maio de 2019, cinco acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da UTFPR câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV), participaram do Talento Florestal realizado pela empresa curitibana Malinovski. O evento reuniu os 25 melhores cursos de Engenharia Florestal classificados pelo Enade 2017 e dentre estes está a Engenharia Florestal da UTFPR-DV. Os alunos que cursavam no mínimo o 8º período foram selecionados através do rendimento acadêmico. Participaram os acadêmicos: Ariane Sommer Rebolho, Leandro Macedo Godoy, Jean Carlos Blanco, Michel Anderson Masiero, Naiara Alves Felipe, sendo acompanhados pela coordenadora do curso profa. Dra. Maria Madalena Santos.

No primeiro dia do evento 97 acadêmicos de todo o Brasil assistiram à palestras de empresas florestais. Os palestrantes eram diretores gerais, sócios-proprietários, diretores de operações, gestores de recursos humanos, entre outros. As palestras tinham o objetivo de apresentar o mercado florestal, novas tecnologias, abertura de perspectivas profissionais, histórico das empresas e, principalmente, o perfil dos profissionais desejados pelas empresas.  Foram falas motivadoras em relação ao momento florestal no Brasil e no mundo, destacando o papel do engenheiro florestal no mercado interno e externo.

No segundo dia do evento, os acadêmicos foram separados em grupos e a eles foi proposto o primeiro Desafio Florestal que consistia em apresentar um projeto de uma empresa que implantaria um plantio e acompanharia todas as etapas de condução para a empresa Eucapinus Florestal. A proposta consistiu de uma apresentação, produção de vídeo institucional e apresentação oral do projeto para uma banca composta por 8 profissionais da área florestal. Ao final desta rodada de apresentações, foram selecionados três projetos dentre eles, o grupo da acadêmica da UTFPR-DV, Ariane Sommer Rebolho.

No terceiro e último dia do evento, as empresas florestais apresentaram seus programas de estágio e foi divulgado o resultado do Desafio Florestal, sendo que o grupo representado pela acadêmica Ariane da UTFPR-DV ficou com o 2º lugar.

Esse evento inédito no setor florestal, teve o objetivo de buscar os jovens talentos florestais que estão sendo formados nas melhores instituições brasileiras. Segundo a coordenadora do curso, profa. Madalena “foi empolgante observar o quanto as empresas estão motivadas a participar da formação acadêmica, envolvendo-se com as universidades na busca de parcerias tecnológicas e desenvolvimento de produtos. Sem dúvida foi um evento extremamente importante para o setor florestal brasileiro, pois trouxe aos acadêmicos a paixão pela profissão, mostrou a necessidade da integração entre o setor produtivo e acadêmico”.

Durante o evento os acadêmicos foram entrevistados por representantes das empresas e gestores de recursos humanos. Os cinco acadêmicos da UTFPR-DV que participaram do evento, foram entrevistados e tiveram tratativas em estágios em empresas como Eldorado do Brasil, Duratex, Amata, Klabin, Aperam, Remasa, Bracell entre outras.