Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Sala Verde

Sala Verde

Projeto Sala Verde discute parceria com Secretaria Municipal de Dois Vizinhos para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental
publicado: 29/03/2019 17h40 última modificação: 11/01/2023 16h01

No último dia 22 de março reuniram-se na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, câmpus de Dois Vizinhos (UTFPR-DV), a equipe do Projeto Sala Verde, coordenada pela professora Dra. Anelize Queiroz Amaral, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Dois vizinhos, o Sr. Mauri Ferreira dos Santos e o servidor municipal Marcio Shikasho. Na pauta de discussões esteve a viabilização da construção de hortas urbanas comunitárias em terrenos públicos do município de Dois Vizinhos para racionalizar esses espaços, objetivando o uso racional dos mesmos pela comunidade por meio da produção de hortaliças e evitar a degradação socioambiental.  Entre as ações do projeto está o trabalho junto à comunidade  em relação à sensibilização ambiental, fazendo uso equilibrado e responsável de todos os bens naturais disponíveis. O projeto contará com uma ampla parceria entre três setores:

- A UTFPR-DV que disponibilizará os recursos técnicos para a construção das hortas e também trabalhará com a comunidade por meio de projetos de Educação Ambiental;

- A prefeitura que irá disponibilizar os terrenos para a elaboração das hortas e organizar a infraestrutura para a viabilização do projeto;

- A comunidade que irá participar por meio da associação de moradores, escolas de educação básica e outras entidades que serão co-responsáveis pela manutenção e desenvolvimento do projeto.

Entre os próximos passos da Sala Verde está a elaboração de um projeto indicando para a secretaria municipal os recursos necessários para a viabilização dessas ações.