Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Show Rural
conteúdo

Notícias

Show Rural

Docentes da UTFPR-DV participam do Show Rural em Cascavel-PR
publicado: 11/01/2023 16h01 última modificação: 11/01/2023 16h01

 

De 4 a 8 de fevereiro, foi realizado em Cascavel, na região Oeste do Estado, o Show Rural Coopavel. O evento de difusão de tecnologia agropecuária recebeu 288 mil visitantes e movimentou R$ 2,2 bilhões, segundo os organizadores.  O evento apresentou novidades e também discutiu a rastreabilidade da produção.

No dia 05 de fevereiro, Almir Antônio Gnoatto, professor do curso de Agronomia e coordenador estadual da Câmara Especializada de Agronomia (CEA), participou de reunições do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) durante o Show Rural ainda no dia 05 de fevereiro. Almir destacou que “foram discutidos assuntos relativos à fiscalização e o registro profissional, além de temas de relevância para o CREA-PR e a sociedade. No Show Rural, foi analisada a dinâmica econômica da agricultura” e acrescentou que "a rastreabilidade e a responsabilidade socioambiental serão, cada vez mais, preocupações para os profissionais do meio, agricultores e fornecedores de insumos".

No dia 08 de fevereiro participaram do Show Rural Coopavel os docentes dos cursos de Agronomia (Adalberto Luiz de Paula, Alessandro Jaquiel Waclawovsky, Alfredo de Gouvea, Gilmar Antônio Nava, Joel Donazzolo, Serinei Cesar Grigolo), Ciências Biológicas (Adrieli Signorati, Marciele Felippi), Engenharia Florestal (Claudio Thomas) e Zootecnia (Fernando Kuss, Vicente de Paulo Macedo e Wagner Paris).

Os docentes Alessandro e Alfredo fizeram contato com empresas da área de genética, além de conhecerem novas cultivares de soja e milho que serão lançadas em 2020/2021. Também estreitaram relações com os profissionais destas empresas e fizeram tratativas visando a implantação de experimentos com os novos materiais genéticos no câmpus Dois Vizinhos. Visitaram ainda stands de exposição de máquinas com novas tecnologias de semeadura e pulverização.  O professor Gilmar, tabém do curso de Agronomia, priorizou os stands da EMBRAPA e da EMATER que expuseram coleções de cultivares de plantas frutíferas, como videira, goiabeira, figueira, entre outras.

Os docentes Serinei, Joel e Marciele destacaram as abordagens na temática de agroecologia feitas pela EMATER. O professor Vicente, que também é o atual Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do câmpus Dois Vizinhos, relatou a possibilidade de fazer contato com representantes da indústrias de máquinas agrícolas, visando parcerias/termos de cooperação com a instituição.