Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Sistema de Produção de Soja Orgânica

Sistema de Produção de Soja Orgânica

Livro sobre produção de soja orgânica é lançado na UTFPR-DV
publicado: 26/02/2018 15h00 última modificação: 26/02/2018 18h26
O livro Sistemas de Produção em Soja Orgânica foi lançado no dia 26 de fevereiro, às 09:30h, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos. A publicação é uma realização da Associação Gebana Brasil Solidária, Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e SEQUA, fundo de apoio alemão, sendo financiada pela Itaipú Binacional.
A obra foi coordenada pelo pesquisador Sérgio Miguel Mazaro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Dois Vizinhos, e pelos agrônomos Marcio Challiol, Aljian Alban e Ivan Zorzzi, e escrita por 30 autores (sendo 11 do câmpus Dois Vizinhos).  A publicação se baseia nos levantamentos de pesquisadores e extensionistas de diferentes instituições públicas e privadas como: IAPAR, GEBANA BRASIL, UTFPR, ESALQ – USP, EMBRAPA – SOJA, UNIOESTE, UEM, UFFS, UFPB, USP e Consultoria Boa Vista.
O livro é resultado de uma demanda, tanto de técnicos como de agricultores orgânicos, fruto de mais de cinco anos de validações científicas laboratoriais e de campos experimentais, transformadas em recomendações técnicas de qualidade para orientações aos produtores orgânicos, extensionistas e pesquisadores, buscando prospectar novos insumos e máquinas ou até mesmo incentivar adaptações que atendam à demanda da produção orgânica. O livro reúne informações sobre as várias etapas da produção de soja orgânica. A obra visa consolidar e fortalecer as relações entre todos os atores envolvidos na cadeia produtiva, resultando em novas tecnologias de manejo, insumos e implementos para uma produção orgânica mais competitiva, que faça frente a demanda crescente por agricultura de baixo impacto e alimentos saudáveis.
De acordo com o Diretor-Geral da UTFPR-DV, o professor Everton Lozano, que também é um dos autores, esta obra vem consolidar um trabalho contínuo e sério dos professores pesquisadores em parceria com a iniciativa privada e sela um dos papéis da Instituição que é contribuir as demandas da comunidade.