Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > SiSU

SiSU

UTFPR câmpus Dois Vizinhos oferta 264 vagas através do SiSU em 6 cursos de graduação
publicado: 17/01/2019 10h07 última modificação: 11/01/2023 16h01

O começo do ano é sempre decisivo para os estudantes que buscam uma vaga no Ensino Superior. Isso porque em janeiro sai o resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos que fizeram a última edição das provas, aplicadas em novembro de 2018, poderão conferir o desempenho nesta sexta-feira (18).

O exame abre portas para o ingresso em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de ser utilizada por instituições portuguesas para seleção de alunos em cursos de graduação e pós-graduação.

Para a UTFPR, são ofertadas 4.525 vagas em 111 cursos de graduação, distribuídos em 13 câmpus da Universidade. O período de inscrições segue até 25 de janeiro, exclusivamente no site do Sisu – sisu.mec.gov.br. Confira o calendário completo:

22 a 25 de janeiro:  inscrições no sistema
28 de janeiro: resultado da chamada regular
28 de janeiro a 4 de fevereiro: prazo para participar da lista de espera
30 de janeiro a 4 de fevereiro: matrícula da chamada regular
A partir de 7 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

A UTFPR é a primeira e única universidade tecnológica do Brasil e está presente em todas as regiões do Paraná, com câmpus instalados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

No câmpus Dois Vizinhos serão ofertadas 264 vagas entre os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Software e Zootecnia. O câmpus Francisco Beltrão possui 176 vagas em 4 cursos (Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática) e o câmpus de Pato Branco, 492 vagas em 12 cursos de graduação.

A instituição é pública (gratuita) e oferece diversas possibilidades aos seus alunos. Seus câmpus possuem Núcleos de Assistência Estudantil para acompanhar seus estudantes e oferece bolsas e programas referentes a auxílio estudantil, apoio em eventos, bolsa-permanência, nutrição, protagonismo estudantil e qualidade de vida.

O Programa Auxílio Estudantil é destinado aos estudantes matriculados e atende, prioritariamente, os que comprovam renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio nacional, vigente à época do processo de seleção. O auxílio é distribuído nos seguintes benefícios: auxílio-alimentação, auxílio-moradia e auxílio-básico.

Outra vantagem dos alunos que forem selecionados aos cursos da UTFPR são programas de dupla diplomação e parcerias internacionais. Com eles, o aluno poderá realizar um período do curso na instituição e outro em uma universidade fora do País e ainda receber um diploma de graduação estrangeiro.

Para mais informações, acesse o edital normativo na página do Sisu-UTFPR .