Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

Campus Dois Vizinhos sedia evento da Semana de Sustentabilidade da UTFPR
publicado: 01/11/2023 09h29 última modificação: 01/11/2023 09h29
Evento contou com a presença do Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2023, o Campus Dois Vizinhos sediou evento da Semana de Sustentabilidade de UTFPR. O evento contou com uma intensa agenda de atividades e reuniu representantes dos 13 campi de forma presencial e remota, representantes de diversos segmentos da comunidade externa, Prefeitura Municipal do Cruzeiro do Iguaçu, Colégios e Escolas locais e contou com a presença do Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Doutor Marcos Sorrentino.

Sorrentino participou da Mesa Redonda intitulada “Educação Ambiental e Sustentabilidade no Ensino Superior”, que contou também com a participação do Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Dr. Jean Marc Stephane Lafay, e a Assessora de Sustentabilidade do Campus Dois Vizinhos e Coordenadora da Sala Verde nas ondas do Rio Iguaçu, a Dra. Anelize Queiroz Amaral. Durante a Mesa Redonda foram debatidos pontos de extrema relevância sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade para a nossa Instituição, para a sociedade e para o planeta.

Após a mesa redonda ainda foi realizado um Workshop com os membros presentes da Comissão Central de Apoio à UTFPR Sustentável e com a participação especial do Dr. Marcos Sorrentino e do Pró-Reitor de Graduação Adjunto Dr. Guilherme Alceu Schneider com o objetivo de definir diretrizes para a estruturação de ações para fomentar a inserção da Educação Ambiental e da Sustentabilidade nos cursos da UTFPR.

Destacamos que a realização deste evento só foi possível pelas valiosas parcerias estabelecidas com a Prefeitura Municipal do Cruzeiro do Iguaçu, a empresa Foz do Chopim Energética, a Escola Municipal de Foz do Chopim, a Associação Praticando o Bem, a Contadora de Histórias Tere Moreira e os representantes da comunidade. Sendo essa uma iniciativa promovida pela Comissão Central de Apoio a UTFPR Sustentável, com apoio da Assessoria de Sustentabilidade Institucional e das Pró - Reitorias.

No dia 28 de outubro fomos surpreendidos pela maior enchente da história do município de Dois Vizinhos, ainda com a presença do Dr. Marcos Sorrentino aqui. A comissão organizadora do evento, a equipe diretiva do Campus, representantes de outros campi e o próprio Sorrentino, puderam acompanhar intensamente esse dia tão difícil para o nosso município.

Diante de tudo o que foi presenciado, Sorrentino nos deixou um questionamento: “Como as Políticas Públicas nacionais podem estabelecer pontes entre a problemática internacional das mudanças climáticas e socioambientais globais com os desafios de melhorias das condições existenciais locais? Por fim, como os campi de uma Universidade, como a UTFPR, promovem a sua própria Ambientalização Curricular por meio de efetivos processos de extensão universitária comprometidos com profundas mudanças culturais para a “transição ecológica”, juntos aos municípios onde estão inseridos?”.

Por fim, queremos registrar o nosso agradecimento pelo apoio e a presença do Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Educação Profissional, Dr. Guilherme Alceu Schneider, do Presidente da Comissão Central do Plano de Logística Sustentável, Dr. Daniel Polleto Tesser, e da Vice-Presidente, Dra. Tamara Simone Van Kaic, aos representantes dos 13 campi e a toda equipe da Sala Verde nas ondas do Rio Iguaçu. Sobretudo, agrademos toda equipe diretiva do Campus, bem como servidores, terceirizados e estudantes por acolherem a Semana da Sustentabilidade da UTFPR e buscar a construção de uma Universidade Tecnológica Sustentável.

O Campus Dois Vizinhos tem consciência do seu importante papel nesta cadeia transformadora e reafirma o seu compromisso em ajudar o país a se desenvolver de forma sustentável, priorizando a preservação do meio ambiente através das diferentes frentes. E acredita que juntos podemos resistir, construir e caminhar na direção de práticas sustentáveis que valorizem a vida, o outro e o nosso lugar comum.