Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > V SABIO

V SABIO

publicado: 11/10/2017 16h58 última modificação: 12/10/2017 09h44

Entre os dias 04 e 07 de outubro, ocorreu a V Semana Acadêmica de Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos. O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico juntamente com a Comissão Organizadora constituída por professores da Coordenação de Ciências Biológicas e alunos voluntários. O evento contou com a participação dos docentes e discentes do curso de Ciências Biológicas e teve como convidados especiais estudantes do Ensino Médio noturno do Colégio Estadual José de Anchieta.

No dia 04, deu-se início ao evento com a abertura oficial na qual estiveram presentes o diretor do Câmpus, Prof. Dr. Everton Ricardi Lozano da Silva, juntamente com a Coordenadora do curso Prof. Dra. Marciele Felippi, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Luciana Adona Perondi, a presidente da Comissão Organizadora Prof. Dra. Daniela Macedo de Lima e a presidente do Centro Acadêmico de Biologia Rosalind Franklin, a estudante Scheila Mara Varaschini. Em seguida ocorreu a apresentação artística do Stúdio de Dança Giane Bellé, e posteriormente a Prof. MSc. Daniela Janaína Pereira Miranda, Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, ministrou a palestra de abertura, cujo tema foi Educação Ambiental. Após o intervalo deu-se continuidade à programação, com a palestra intitulada “Podemos ser? Diversidades, gêneros e sexualidades invadem o muro da escola”, apresentada pela Psicóloga Dra. Aline Ariana Alcântara Anacleto.

No dia 05, a programação se iniciou com uma peça teatral denominada “O Julgamento da Mutação”, dirigida pela Prof. Dra. Juliana Morini Küpper Cardoso Perseguini. A peça contou com a atuação dos próprios acadêmicos de Ciências Biológicas e professores do Câmpus. Logo após, deu-se prosseguimento à programação, tendo início à mesa redonda sobre a Reforma do Ensino Médio, sendo convidados a compor a mesa os palestrantes da noite, Prof. Dr. Ivo Dickmann (UNOCHAPECÓ), Prof. MSc. Ricardo Callegari (ASSESSOAR), Prof. Dr. Rogério Rech (Educação Básica, Francisco Beltrão) e o estudante André Slobodian (Coordenador do Movimento Estudantil da Região Sudoeste do Paraná), tendo como mediadora das discussões a Prof. MSc. Solange Fernandes Barrozo Debortoli (UTFPR-DV).  Cada um dos componentes explanou sobre a questão, fornecendo subsídios para iniciar o debate sobre o tema. Ao final da mesa-redonda, os participantes do evento se dirigiram às salas de seus respectivos minicursos, que foram previamente organizados e contaram com a presença de profissionais de diversas instituições (UTFPR Dois Vizinhos e Câmpus Francisco Beltrão, União Latino-Americana de Tecnologia - Faculdade Jaguariaíva, Verê, UNIOESTE, Cursinho Gene, SEED-PR) e abordaram diferentes temas.

No dia 06, a V SABIO contou com a presença de convidados para as apresentações musicais que abriram a terceira noite do evento. Em seguida o biólogo Samuel Lopes Irrigaray palestrou sobre o Empreendedorismo na Educação, comentando sobre a sua experiência como empreendedor e fundador do Cursinho Gene. Para encerrar as atividades do evento o Coral da UTFPR Câmpus Francisco Beltrão realizou uma bela apresentação, repleta de lindas canções e interpretações. Em seguida, foram chamados ao palco todos os componentes da Comissão Organizadora e do Centro Acadêmico para realização do encerramento oficial do evento. Os participantes foram convidados a dirigir-se às salas para participação nos minicursos da noite, alguns dos quais teriam continuidade no sábado (07-10) pela manhã.

Na quinta edição da Semana Acadêmica de Biologia foram realizadas outras atividades como a exposição de painéis de divulgação de grupos de pesquisa do Câmpus. O grupo de pesquisa de Propagação e Biotecnologia Vegetal, sob liderança das Professoras Dra. Daniela Macedo de Lima e Dra. Simone Neumann Wendt, realizou a distribuição de mudas de plantas medicinais, condimentares e ornamentais produzidas no Câmpus e entregues aos participantes do evento em embalagens longa vida, como forma de reaproveitamento desse resíduo e redução de custos no processo de produção de mudas.

Durante a realização do evento abriu-se espaço para a realização de ações sociais, no sentido de que a comunidade pudesse auxiliar a APADV - Associação de Proteção aos Autistas de Dois Vizinhos que realiza um trabalho social tão importante. Foram e ainda estão sendo aceitas doações em dinheiro (R$ 5,00) ou 1kg de alimento não perecível.

Ainda em relação à ação social foi realizada uma parceria com os responsáveis pelo projeto “Educação e Sensibilização: posse responsável de animais de companhia”. Como é de conhecimento de todos, é comum a ocorrência de animais abandonados, perdidos e sem lar no município. Os alunos e convidados poderiam fazer doações em dinheiro (R$ 10,00) ou 1 kg de ração. Os estudantes que contribuíram, receberão certificação de ação social, um dos requisitos necessários para a conclusão dos cursos de graduação na UTFPR.