Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois Vizinhos > Viagem Técnica Multidisciplinar

Viagem Técnica Multidisciplinar

Entre os dias 8 e 10 de junho docentes de discentes participaram de ocorreu a Viagem Técnica Multidisciplinar: "Conhecendo Unidades de Conservação: sua fauna e flora local
publicado: 25/06/2018 18h14 última modificação: 25/06/2018 18h14

Nos dias 08, 09 e 10 de junho ocorreu a Viagem Técnica Multidisciplinar: "Conhecendo Unidades de Conservação: sua fauna e flora local", coordenada pela Profa. Dra. Marciele Felippi, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura. O grupo de 38 participantes contou com discentes e docentes dos Cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Educação do Campo, Zootecnia e Engenharia de Software.
O cronograma de atividades incluiu a visitação ao Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral, situados junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, abrangendo uma área de aproximadamente 30.400 hectares. A região é conhecida como a Terra dos Cânions, sendo detentora do maior conjunto de formações do gênero da América do Sul. Os participantes realizaram trilhas ecológicas de nível leve, moderado e avançado, como a famosa “Trilha do Rio do Boi”. Também foram desenvolvidas atividades noturnas, incluindo dinâmicas em grupo, bem como a noite cultural, na qual os participantes puderam conhecer um pouco da cultura do Estado, através de comidas, músicas e danças típicas. No último dia os participantes prestigiaram um almoço campeiro, no qual puderam conhecer um pouco mais sobre os diferentes alimentos produzidos e consumidos no estado do RS, com ênfase aos preparados com pinhões, proveniente da Araucaria angustifolia, planta de porte arbóreo também presente no estado do Paraná.
Durante os três dias, a equipe de biólogos, geólogos e ambientalistas que conduziram as atividades, explanaram sobre questões ecológicas, botânicas, geológicas, zoológicas, entre outras. Assim, o grupo teve uma complementação didático-pedagógica das atividades teórico/práticas, como também, a promoção da integração entre os alunos e entre alunos e professores. As atividades foram conduzidas pela equipe de biólogos pertencente à empresa Atitude Ecologia e Turismo, de Canela – RS.
Constantemente o curso de Ciências Biológicas prove atividades como esta, oportunizando aos discentes o contato com Unidades de Conservação – UCS e a aplicação do conhecimento.