Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Agronomia 4.0

Agronomia 4.0

Em audiência pública UTFPR recebe apoio para abertura do curso de Agronomia
publicado: 12/07/2019 15h08 última modificação: 31/10/2022 20h29
Frente de honra durante as atividades da audiência pública sobre o curso de Agronomia

A UTFPR de Francisco Beltrão recebeu a comunidade para apresentar a proposta do novo curso de Agronomia, que poderá ser implantado no próximo ano. Na oportunidade lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil organizada conheceram as particularidades da graduação, expressaram seu apoio e anseios. A audiência aconteceu no anfiteatro do campus, na sexta-feira (dia 12), às 11h.

O professor Hernan Vielmo, integrante da comissão que estudou a viabilidade do curso, apresentou de forma dinâmica a Agronomia 4.0. Com um foco inovador, a graduação é voltada à agricultura de precisão, tecnologias agroindustriais, produção agrícola sustentável e empreendedorismo rural. A comissão responsável pela proposta é de profissionais da área de agronomia dos três campus da UTFPR do sudoeste do Paraná: os professores Hernan Vielmo, Eder da Costa dos Santos, Luciano Lucchetta e João Francisco Marchi de Francisco Beltrão, Lucas Domingues de Dois Vizinhos e José Abramo de Pato Branco. “Com Francisco Beltrão ofertando a agronomia será possível criar o Centro de Ciências Rurais dos campi do sudoeste com fortes ações em pesquisa e soluções direcionadas às demandas”, finalizou Vielmo.

Lideranças

O diretor-geral do campus, Alexandre Alfaro, que fez a abertura do evento, ressaltou que o curso de Agronomia vem ao encontro da necessidade da região. "Ouvimos várias entidades com essa demanda, fizemos um levantamento junto as escola municipais do campo. Vamos abrir um curso no qual teremos investimento muito baixo, do ponto de vista financeiro e de pessoal, já que iremos otimizar o nosso quadro de professores".

Compuseram a frente de honra da audiência o reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, a deputada estadual, Luciana Rafagnin, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Maria de Lourdes Bertani e Assis do Couto.

Para o vice-prefeito, Antônio Pedron, “o processo foi pensado de forma muito inteligente, pensando conteúdo, redução de custo e otimização de professores e estrutura. Para melhorar o sudoeste precisamos investir na educação e é importante a fixação do nosso produtor no campo, a agronomia ajudará”, destacou.

A deputada estadual Luciana Rafagnin destacou a importância já que “serão mais oportunidades, mais vagas para o ensino superior público e a agronomia tem muito a ver com nossa região, que é em sua maioria formada por pequenas propriedades de agricultura familiar”.

O reitor, Luiz Alberto Pilatti, destacou que com a implantação da Agronomia o campus vai dar um salto. “O curso é inovador, com as parcerias necessárias Francisco Beltrão e o sudoeste estão ganhando muito”.

Engenharia 4.0

A graduação terá a duração de cinco anos, sendo que nos primeiros quatro anos, o estudante terá as disciplinas que são a base da engenharia agronômica com metodologias ativas e aprendizado baseado em projetos e, no último ano o desenvolvimento de expertises nas áreas de empreendedorismo rural, tenologia agroindustrial, produção sustentável e agricultura de precisão.

“As expertises estarão alinhadas para estimular no estudante a visão empreendedora, para o próprio negócio, viabilizando a permanência na propriedade o que contribui para a sucessão familiar, um dos grandes gargalos para o desenvolvimento regional”, enfatiza Eder dos Santos.

O curso contará ainda com dois estágios, ambos alinhados com a expertise escolhida possibilitando ao acadêmico uma ampla vivência na área.