Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Aniversário

Aniversário

UTFPR comemora 110 anos com atividades em 13 cidades do Paraná
publicado: 23/09/2019 16h14 última modificação: 31/10/2022 20h27
Mural comemorativo com a logomarca da campanha dos 110 anos da Universidade que Transforma exposto no hall do campus

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realiza eventos em 13 cidades do estado para celebrar o aniversário da Instituição, que completa 110 anos na segunda-feira (23). Até o final deste ano, estão agendadas atrações que envolvem a comunidade interna e externa, organizadas pelos câmpus da Universidade. A programação inclui desde apresentações de trabalhos acadêmicos até a realização de atividades esportivas e culturais.

Estão em destaque os eventos que envolvem alunos e servidores de diferentes cidades. Um deles é o Encontro dos Corais da UTFPR, com coralistas dos sete câmpus da Instituição. O espetáculo musical acontece no dia 28 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal de Guarapuava. Outro é a Feira Inventum, que tem a expectativa de receber mais de 110 mil pessoas, entre 11 e 13 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco. Além de trazer diversas atrações e competições, a Feira contempla a apresentação de projetos de extensão, inovação e pesquisa científica e tecnológica dos estudantes dos 13 câmpus.

A UTFPR também receberá homenagens do Legislativo Estadual e Federal nos próximos dias. A Assembleia do Paraná vai promover uma solenidade na quinta-feira (26), às 19h, no Plenário. A sessão solene prevê o reconhecimento a dirigentes da Universidade, além do lançamento do novo vídeo institucional e do selo dos Correios personalizado com a marca dos 110 anos. A celebração foi proposta pelo deputado estadual Alexandre Amaro. Já, no dia 8 de outubro, a Instituição será homenageada na Câmara dos Deputados. A sessão solene, proposta pelo deputado federal Aroldo Martins, será realizada em Brasília (DF), às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães.

Sobre a UTFPR

A UTFPR iniciou como Escola de Aprendizes Artífices para ensinar os ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria para meninos de baixa renda, em 23 de setembro de 1909. Em 1937, passou a ofertar o ensino do 1º grau e, em 1942, a integrar a rede federal de instituições de ensino industrial. Em 1978, tornou-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Assim, começou a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Em 7 de outubro de 2005, a Instituição foi transformada na primeira Universidade Tecnológica do Brasil.

Atualmente, a Universidade é composta por 13 câmpus, distribuídos em Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. A UTFPR conta com mais de 33 mil alunos, 109 cursos de graduação, 58 de mestrado e 12 de doutorado.

25-26/09 - Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI)
16/10 – Vem pra UTF
23/10 – Dia da Inclusão