Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Arduino Day

Arduino Day

Câmpus sedia Arduino Day
publicado: 21/11/2017 13h40 última modificação: 21/11/2017 13h40

Fãs da tecnologia se reuniram no sábado (01) na UTFPR de Francisco Beltrão para o Arduino Day. O evento mundial celebra o aniversário da plataforma de baixo custo e de grande potencial controlador.

O coordenador do evento, professor Wellton de Oliveira, do curso de Licenciatura em Informática, deu início ao encontro explicando sobre o Arduino e apresentou um documentário sobre a criação da plataforma.

O Arduino é uma plataforma eletrônica de hardware livre e de placa única, de baixo custo e de potencial muito grande. Uma placa projetada como um microcontrolador com suporte de entrada e saída embutido, uma linguagem de programação padrão em C ou C++. Um dos exemplos práticos da aplicação da plataforma é programar sua cafeteira para ligar através de um SMS. Operações mais complexas ainda podem trabalhar com automação comercial ou residencial.

Na sequencia os alunos da Licenciatura, Henrique Alves Camargo e Diego Bassani da equipe EduKamaker, pré-incubada no Hotel Tecnológico da universidade, compartilharam a sua experiência.  O grupo trabalha a robótica para a educação inovadora.

Os alunos do terceiro período da Licenciatura Maycke Lemes da Silva e Renan Lamonato ministraram palestra sobre a “Internet da coisas” que é a automação das coisas do dia a dia, como por exemplo eletrodomésticos.

O Arduino Day ainda ofertou oficinas no período vespertino.

Notícia de 05/04/2017