Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Atlética X de Maio conquista o primeiro lugar geral no JOIA 2023

Atlética X de Maio conquista o primeiro lugar geral no JOIA 2023

Entidades estudantis representaram instituições de ensino na competição esportiva
publicado: 10/11/2023 13h29 última modificação: 10/11/2023 13h29
Integrantes da Diretoria e Líderes das Modalidades Esportivas da Atlética X de Maio (Créditos da imagem: Isabela Ami Yokokura)

No último fim de semana (02 a 05/11) foi realizado na cidade de Francisco Beltrão o JOIA 2023 - Jogos Inter Atléticas do Sudoeste do Paraná. O evento, que reuniu atletas de diversas atléticas da região, destacou-se pela intensa competição e espírito esportivo. A Atlética X de Maio, representando a UTFPR de Francisco Beltrão (UTFPR-FB), conquistou o primeiro lugar geral na competição, demonstrando a sua competência esportiva.

O presidente da Atlética X de Maio, Lucas Villa, acadêmico do curso de Engenharia Química, expressou sua gratidão e orgulho pelo desempenho da equipe: "Gostaria de expressar minha sincera gratidão aos atletas, líderes de modalidade e à delegação da X de Maio. Nossos atletas treinaram arduamente e deram o seu melhor em cada competição. Em 2016 ficamos em terceiro lugar. Já nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2022, em segundo lugar. Finalmente em 2023 conseguimos o primeiro lugar geral! Esse é um momento que será lembrado por todos nós".

A professora da UTFPR-FB Claudia Castro Bravo, que participou da criação da Atlética X de Maio em 2012 e é carinhosamente chamada pelos integrantes como "Madrinha da Atlética", destacou a demonstração de força e determinação da Atlética ao longo dos jogos, que resultou em um desempenho impecável em várias modalidades esportivas. Claudia coloca que o JOIA não apenas celebrou a evolução e o talento esportivo dos discentes, como fortaleceu os laços de amizade: “Parabéns à Atlética X de Maio pelo seu merecido primeiro lugar! Já estou ansiosa para futuros desafios esportivos e mais oportunidades de demonstração dessa paixão pelo esporte e pela competição saudável”, conclui.

Resultados da Atlética X de Maio no JOIA 2023

1º Lugar Geral:

• Atletismo Feminino: 1º lugar;
  • Atletismo Masculino: 2º lugar;
  • Basquete Feminino: 3º lugar;
  • Basquete Masculino: 2º lugar;
  • Futebol de Campo: 1º lugar;
  • Futsal Feminino: 2º lugar;
  • Futsal Masculino: 2º lugar;
  • Handebol Feminino: 2º lugar;
  • Handebol Masculino: 5º lugar;
  • Vôlei Feminino: 4º lugar;
  • Vôlei Masculino: 3º lugar;
  • Vôlei de Praia Masculino: 1º lugar;
  • Tênis de Mesa Feminino: 4º lugar;
  • Tênis de Mesa Masculino: 2º lugar;
  • Xadrez: 5º lugar.

O que é uma Atlética?

Atlética Universitária é uma associação formada por estudantes de um ou mais cursos de uma Universidade. É uma entidade independente, não sendo um setor oficial da instituição de ensino.

Entre os objetivos da atlética estão a promoção e integração dos alunos através da prática de esportes, assim como, a organização e realização de eventos culturais e sociais. A participação na Atlética X de Maio é voluntária e aberta a todos os alunos da UTFPR-FB.

Sobre o JOIA

O JOIA Sudoeste é realizado pela Liga das Atléticas do Sudoeste. Conta com a participação de acadêmicos que representam diversas instituições de ensino da região. O evento é realizado desde o ano de 2016, com sua primeira edição ocorrida na cidade de Francisco Beltrão. Atualmente a competição é composta de 10 Atléticas.