Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Calem

Calem

UTFPR oferta vagas gratuitas para curso de francês e inglês
publicado: 08/03/2019 13h50 última modificação: 31/10/2022 20h32

O Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem) da UTFPR de Francisco Beltrão recebe neste sábado (9) as inscrições dos interessados em cursar inglês ou francês na universidade. A ficha de inscrição e os documentos necessários serão recebidos na sala G 102b, das 9h às 11h. Há vagas disponíveis para o 1º e 2º módulo da língua francesa, para o 3º e 5º módulo da língua inglesa e para a turma de conversação em inglês. Com exceção do Francês 1, os outros módulos exigem que o candidato tenha realizado o teste de nivelamento ofertado pelo Calem neste ano.

A coordenadora do Centro, Carina Lingnau esclarece que “qualquer pessoa pode participar, não precisa ser aluno da universidade. Temos 10 vagas no Francês 1 e não é necessário nenhum conhecimento da língua neste módulo, por isso não é necessário o teste de nivelamento”. As aulas deste módulo acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 8h20 às 10h.

Já para os outros níveis é preciso ter feito previamente um teste de nivelamento para saber em qual módulo se enquadra. “Para a pessoa que já possui conhecimento prévio da língua é importante ingressar no período correspondente para que a aula não fique desinteressante”, comenta a professora. O teste de nivelamento é realizado no fim de cada semestre e todas as informações pertinentes podem ser acompanhadas na página.

Para a inscrição é preciso apresentar cópia e original da certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (para homens acima de 18 anos) e preencher o formulário.

Outras informações pelo email calem-fb@utfpr.edu.br