Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Capacitação

UTFPR realiza atividades de Planejamento e Formação
publicado: 25/02/2019 08h17 última modificação: 31/10/2022 20h31

Durante o mês de fevereiro, os servidores da UTFPR de Francisco Beltrão participam de atividades de capacitação e planejamento. Elas foram pensadas com o objetivo de propiciar um momento de troca de conhecimento, aprimoramento de habilidades e também com vistas a instigar a reflexão e a prática docente.

Entre as atividades propostas há temáticas como a avaliação de aprendizagem, educação financeira e cooperativismo, manejo de conflitos com base em análise transacional e treinamentos de rotinas administrativas.

Em um encontro com o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Luis Maurício Martins de Resende, os docentes debateram as mudanças no conceito da relação entre ensino e aprendizado proposto pela pró-reitoria, no qual o aluno passa a ser visto como protagonista no processo da aprendizagem. O diretor de graduação do câmpus Marcelo Bortoli, explica que a partir da aplicação deste conceito o aluno e o professor são responsáveis pelo desenvolvimento de competências a partir da realização de tarefas autênticas com metodologias ativas. “Na forma tradicional o aluno constrói o conhecimento de forma passiva". Com esse enfoque, o aluno será capaz de vivenciar experiências didáticas de forma articulada com a realidade, com clareza conceitual e situações problema contextualizadas.