Notícias
Capacitação
Finaliza nesta semana a primeira fase da capacitação sobre o jogo de damas para professores da Rede Municipal de Ensino de Francisco Beltrão. A iniciativa teve início em 2018 e desde então qualificou aproximadamente cem professores, beneficiando oito mil alunos da rede.
O projeto de extensão “Esportes da Mente e Jogo Didáticos Pedagógicos”, coordenado pelo professor Eduardo Michel Vieira Gomes, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Francisco Beltrão, visa, entre outros objetivos, difundir e promover o xadrez, damas e demais jogos de tabuleiros em escolas, clubes e associações de modo geral.
A Rede Municipal de Ensino de Francisco Beltrão conta com a disciplina obrigatória de Educação Física 2, que tem como objetivo trabalhar jogos de tabuleiros. “O foco principal até o momento estava no xadrez. A ideia é que este protagonismo seja compartilhado com o jogo de damas”, afirma professor Eduardo. “O jogo de damas, assim como o xadrez, ajuda a desenvolver habilidades sociais e intelectuais. Além disto, o jogo de damas é um esporte de fácil acesso e baixo custo, praticamente não há restrições para a sua prática”, complementa o docente.
A segunda etapa de qualificação está programada para iniciar no segundo semestre de 2019. Nesta próxima fase serão abordados com maior profundidade princípios matemáticos do jogo, além de aspectos metodológicos e didáticos.
Outras ações do projeto
O projeto também já qualificou aproximadamente 60 professores do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão e promove, de forma contínua, práticas esportivas no Campus universidade
A iniciativa conta com o apoio da secretaria municipal de Educação, do Clube de Xadrez de Beltrão, Gambito-UTFPR e academia ABP Esporte, Educação e Cultura, sediada em Parapuã-SP.