Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Ciência, Tecnologia e Inovação

Ciência, Tecnologia e Inovação

WCTI articula benefícios à sociedade e ao desenvolvimento sustentável
publicado: 27/09/2019 11h12 última modificação: 31/10/2022 20h27

Na quarta-feira (25), às 19h, no anfiteatro da UTFPR de Francisco Beltrão houve a abertura oficial da quinta edição do Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI). O evento reúne ciência, inovação e tecnologia e articula benefícios à sociedade e ao desenvolvimento sustentável. As atividades seguiram durante a quinta-feira (26) nas dependências da instituição. Foram apresentados aproximadamente 100 trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da região.

Abertura

A abertura contou com a apresentação cultural do Coral da UTFPR. Houve ainda o lançamento do vídeo institucional “UTFPR Francisco Beltrão em 110 segundos”, alusivo aos 110 anos da universidade, após a apresentação da mensagem do reitor, Luiz Alberto Pilatti.

Na mesa diretiva ficaram o diretor-geral do câmpus, Alexandre Alfaro, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Christian Luiz da Silva, o diretor de Pesquisa e Pós-graduação do câmpus, Claiton Zanini Brusamarello, a presidente da Comissão científica, Anais Andrea Neis de Oliveira e a presidente da Comissão Organizadora, Camila Nicola Boeri Di Domenico.

A presidente da Comissão Científica do evento destacou as contribuições do Workshop em três áreas específicas. “A contribuição acadêmica, com o desenvolvimento de material científico para as diferentes áreas do conhecimento. A contribuição social com a busca de soluções para problemas reais e a contribuição com o desenvolvimento do próprio pesquisador que inicia o processo com uma hipótese, e acaba por mergulhar em um ou mais mundo de vastos conhecimento literário, conhecimento de campo e de mundo”, enfatiza Anais.

Em seu discurso a presidente da comissão organizadora destacou a programação, a abordagem multidisciplinar e a importância do evento. “O WCTI se consolida como o principal evento científico de nosso câmpus e, desde a primeira edição, em 2013, já recebeu mais de 420 trabalhos. Com as ações realizadas, promovemos momentos de discussões científicas a centenas de pessoas, que participaram de nosso evento ao longo desses anos.

Claiton Brusamarello enfatizou o crescimento do evento ao longo dos anos. “É uma satisfação ver a participação de cada um de vocês. As áreas têm se comunicado e proporcionado essa conversa entre ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.

O diretor-geral do câmpus enfatizou a importância da pesquisa, do evento e do caminho trilhado pela UTFPR ao longo dos 110 anos. “Somos a universidade com o maior número de oferta de vagas em engenharias e a pesquisa contribui muito para os resultados que a universidade vem colhendo”, destacou.

Por fim, o pró-reitor enfatizou que o papel da universidade, do professor e do pesquisador é buscar cada vez mais a transformação e estar a cada dia mais próximo da comunidade. “Nosso diferencial é estar presente em cada região do Paraná atuando para um significativo desenvolvimento regional” concluiu.

Programação

A palestra de abertura foi com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do município, Inácio Pereira que abordou a realidade atual e as perspectivas futuras sobre o ambiente de ciência, tecnologia e Inovação em Francisco Beltrão.

Na noite do encerramento o tema em questão foi a investigação da contaminação ambiental do Sudoeste e caracterização dos mecanismos moleculares relacionados à agressividade da doença em mulheres com câncer de mama expostas ocupacionalmente aos agrotóxicos, com a professora da Unioeste, Carolina Panis.

Houve ainda sessões orais e de pôsteres, em que aproximadamente 100 autores tiveram oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos, nas áreas de Ciências Exatas, Sociais Aplicadas, Agrárias, Biológicas, da Saúde, Humanas, Engenharias e Extensão, além de minicursos e oficinas.

WCTI

O WCTI já está em sua quinta edição. O evento iniciou em 2013 como uma ação interna e já em 2014 ganhou o caráter de evento aberto ao público externo. Desde 2015 o WCTI vem sendo realizado a cada dois anos com um aumento exponencial de participantes.

Já são marcas tradicionais do evento as contribuições com conteúdo de qualidade em termos de palestras, cursos, mostras de pesquisas com temáticas de interesse da comunidade universitária de Francisco Beltrão e Região.