Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Conscientização

Conscientização

Ação que visa contribuir com a preservação do meio ambiente distribui copos reutilizáveis
publicado: 29/11/2017 13h25 última modificação: 29/11/2017 13h25

Engajado com a preservação do meio ambiente, o câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, está distribuindo aos servidores e alunos copos reutilizáveis. A ação que faz parte do projeto de Gestão de Resíduos, e que teve apoio financeiro do câmpus, pretende retirar do meio ambiente mais de 130 mil copos descartáveis utilizados anualmente na instituição.

A substituição auxilia na preservação do meio ambiente, já que diminui a extração de matéria-prima, implica em menor gasto energético, gera menos resíduo e, consequentemente, contribui para o aumento da vida útil do aterro sanitário municipal. A ideia de implantar o copo reutilizável no câmpus partiu de um trabalho realizado pelo grupo de gestão de resíduos, conhecido como análise gravimétrica. Nesta análise, há a separação de cada tipo de resíduo produzido na instituição e os resultados mostraram que um representativo volume de resíduos gerados no campus é o de copos. A professora Priscila da Conceição, responsável pelo projeto de Gestão de Resíduos conta que “a partir da análise constatamos qual a quantidade de cada resíduo e qual a ação que podemos desenvolver para diminuir a geração. Então iniciamos a campanha para cada um trazer seu copo de casa, para ir causando uma sensibilização sobre o tema e, agora, ao distribuirmos os copos reutilizáveis extinguimos a disponibilidade dos descartáveis”

Os servidores que estão participando do período de planejamento receberam os copos e elogiaram a ação “achei muito bacana, assim vamos criaConscientizaçãor o hábito e colaborar com o meio ambiente”, afirmou o professor Wellton Costa.

Entre os dias seis e oito de março os alunos poderão retirar seus copos em uma tenda montada em frente ao Restaurante Universitário (RU).

Notícia de 21/02/2017