Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Cooperação

Cooperação

Professora da Universidade Tecnológica do Texas visita a UTFPR de Francisco Beltrão
publicado: 28/06/2018 15h07 última modificação: 28/06/2018 15h07
Exibir carrossel de imagens A professora Elizabeth Trejos-Castillo, da Universidade Tecnológica do Texas (Texas Tech University), esteve na UTFPR de Francisco Beltrão conhecendo as pesquisas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Informática.

A professora Elizabeth Trejos-Castillo, da Universidade Tecnológica do Texas (Texas Tech University), esteve na segunda (18) e terça-feira (19) conhecendo a UTFPR de Francisco Beltrão e as pesquisas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Informática.

A pesquisadora ainda apresentou a sua universidade e os programas de intercâmbio de alunos e professores, além das pesquisas que desenvolve na perspectiva de tecnologia para o desenvolvimento humano e o projeto com crianças com autismo e robôs, que por sensor descobrem o ponto de atenção das crianças.

Elizabeth está no Brasil desenvolvendo um projeto de pesquisa junto ao Programa de Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. O interesse pelo curso da Licenciatura de Francisco Beltrão surgiu a partir de conversa com a professora do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas, Letras e Artes da UTFPR, Priscila Tribeck, que é aluna do programa de doutorado. O interesse é agregar tecnologia às ações que visem melhorias na qualidade de vida e garantia de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com Priscila a partir das reuniões ficou planejado a criação de um grupo de pesquisa, trabalho e discussões teóricas entre os professores do Departamento Acadêmico de  Ciências Humanas, Letras e Artes e do Departamento Acadêmico de Informática com a professora, a partir de videoconferência, além do estudo da viabilidade de um acordo internacional entre a UTFPR e a Universidade Tecnológica do Texas.