Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Destaque

Startup de alunos da Informática está entre as 100 mais atraentes do mercado
publicado: 06/07/2018 10h58 última modificação: 06/07/2018 11h00

A EdukaMaker, startup que tem como principal pilar de atuação a área da educação, está na lista das 100 mais atraentes do mercado. O ranking elaborado pelo movimento 100 Open Startups leva em consideração o interesse das grandes empresas nos empreendimentos, negociações em andamento e parcerias realizadas pelas iniciativas. Participaram do processo 4,6 mil startups. Antes de se tornar uma startup, a EdukaMaker foi pré-incubada no Hotel Tecnológico da UTFPR de Francisco Beltrão e seus sócios fundadores são os alunos da Licenciatura em Informática, Diego Bassani e Henrique Camargo.

O sócio Henrique Camargo conta que a EdukaMaker foi uma das finalistas na etapa regional, ficando em quinto lugar entre as startups do estado e conquistando a vaga para a fase nacional. “Tivemos a oportunidade de ir a São Paulo, no evento nacional, e apresentarmos a Eduka para empresários e líderes de empresas multinacionais de diversos ramos. Por se tratar de uma empresa de educação que não tem uma solução direta para com a indústria, tivemos uma grande surpresa com os resultados e feedbacks dos avaliadores”, esclarece.

Para Henrique “a UTFPR foi o começo de tudo, foi onde nós sócios nos conhecemos e pré-incubamos a EdukaMaker. Nesse período no Hotel Tecnológico tivemos além de um espaço, o apoio para crescer. Muitas portas foram abertas por estarmos na UTFPR”.

A Edukamaker

A startup vem se consolidando como uma solução para diminuir o déficit educacional principalmente nas escolas públicas. Há oferta de cursos voltados à cultura maker, robótica, impressão 3D, programação e gameficação. “Além de chamar atenção vem sendo uma forma de engajar os alunos para com o estudo”, conta Camargo.

O principal pilar de atuação da Eduka é a educação, porém há soluções voltadas para empresas, como consultorias para processos de Criação e Prototipagem, prototipagem de novos produtos. E para prefeituras, escolas, ongs a Startup oferta soluções de Criação e gerenciamento de fablabs e maker spaces.

O Hotel Tecnológico

Hotel Tecnológico (HT) é uma pré-incubadora de base tecnológica que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de alunos, egressos e servidores da UTFPR. Há o estimulo e fomento a criação de novas empresas, possibilitando a concretização de ideias em negócios caracterizados pela aplicação tecnológica. A seleção é realizada por fluxo contínuo.