Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Destaque empreendedor
conteúdo

Notícias

Destaque empreendedor

Egressos da UTFPR são vencedores em desafio de empreendedorismo na Unicamp
publicado: 09/08/2019 10h33 última modificação: 31/10/2022 20h28
Exibir carrossel de imagens Divulgação Unicamp Integrantes da equipe BioCtrl recebem premiação

Integrantes da equipe BioCtrl recebem premiação

Os Tecnólogos em Alimentos formados pela UTFPR de Francisco Beltrão, Michel Kanemaru e Aline Zanotto, e a Engenheira Química, também egressa do câmpus, Alessandra Bertan, participaram do Desafio Unicamp 2019 e venceram na categoria voto popular. A equipe BioCtrl formada por eles (que agora cursam pós-graduação na Unicamp) e por outros colegas montou um modelo de negócio baseado em um fungicida natural que combate doenças agrícolas e evita a reaplicação de pesticidas tóxicos. Eles competiram com outras 105 equipes.

O desafio é uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp. O modelo de negócios da equipe foi desenvolvida a partir do produto já patenteado, sendo que um dos inventores é o egresso da UTFPR, Michel Kanemaru, que hoje é doutorando em Ciências de Alimentos pela Unicamp.

Fungicida

O fungicida utiliza outro micro-organismo para controlar essa praga, que é uma das maiores responsáveis por perdas na produção de alimentos, com o diferencial de sustentabilidade e segurança se comparado aos agrotóxicos atuais que são produzidos via síntese química. “Além disso, para outras pragas controles alternativos existem, entretanto para o controle de fungos é extremamente mais complicado sendo necessário o controle químico”, esclarece Kanemaru.

A patente (que é um título de propriedade conferido a algo novo) de criação do fungicida surgiu a partir da continuação Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Kanemaru na UTFPR, sob orientação do professor Eder da Costa dos Santos.

“Trabalhar com a Iniciação Científica ainda na graduação também colaborou pois eu já estudava a questão dos fungos em alimentos e seus problemas durante a produção agrícola e a conservação dos alimentos”, destaca Kanemaru.

O desafio

O Desafio Unicamp tem como proposta o desenvolvimento de um plano de negócios a partir de uma tecnologia patenteada pela universidade. No início haviam 105 equipes, sendo que as seis finalistas deveriam apresentar um pitch (defesa da ideia do negócio) de 7 minutos para uma banca com grande experiência.

A equipe BioCrtl usou o slogan “Da natureza para a natureza”. Ao apresentar o Pitch, a egressa Aline Zanotto (que também é doutoranda em Ciência de Alimentos na Unicamp), validou o fungicida com a indústria de laranja, sendo que o Brasil detém 34% da produção mundial.

A BioCtrl foi a mais votada pelo público e foi a vencedora nesta categoria. A equipe também é composta por Alessandra Bertan, engenheira química pela UTFPR; Erika Hiramatsu, mestra em Alimentos e Nutrição na Unicamp; Rafael Chelala, Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. O mentor acadêmico foi o Prof. Dr. Juliano Bicas, também autor da patente, e a mentora empresarial foi Stella Gigilas, consultora de comunicação e marketing.