Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Dia Mundial do Solo

Dia Mundial do Solo

UTFPR Câmpus Francisco Beltrão realiza evento alusivo a Data
publicado: 01/12/2020 16h14 última modificação: 31/10/2022 20h21

Com o tema Desafios e Sustentabilidade para a preservação das funções do Solo, a UTFPR Câmpus Francisco Beltrão, sob a coordenação dos professores Michele Milanez França e Moacir Tuzzin de Moraes, promove duas palestras para comemorar o dia Mundial do Solo. O evento acontece na próxima quinta (03) às 19h e será transmitido de forma remota pela plataforma Meeting.

Segundo uma das organizadoras do evento, professora Michelle, esta temática é de grande relevância uma vez que em 2015, a ONU decretou o ano Internacional do Solo, incentivando os pesquisadores a realizar iniciativas de conscientização a respeito desse recurso natural que tem como principais funções: produção de alimentos, sequestro de carbono, purificação de água e degradação de contaminantes, ciclagem de nutrientes, habitat para organismos, regulação de enchentes, fonte de recursos genético e farmacêuticos, base da infraestrutura humana, fornecimento de materiais de construção e herança cultural. “O solo pode perder essas funções quando está degradado” ressalta Michelle.

Preservar o solo é demanda para toda a sociedade, para tanto, é fundamental que sejam adotadas práticas conservacionistas, as quais permitirão que o solo possa infiltrar e armazenar água em condições que não o saturem, evitando erosão e perdas agrícolas. No meio urbano, com as vias asfaltadas, a água precisa escoar e para que não ocorra enchentes ou cheias nos períodos chuvosos, diversos fatores devem ser levados em consideração, mas principalmente deve ser observado a manutenção das áreas de preservação permanente e que as vias tenham um bom projeto de drenagem. O correto manejo do solo é muito importante pois evita erosão, perda de solo e perdas agrícolas, orienta a docente.

As palestras serão conduzidas pelos professores Dr. Liovando Marciano da Costa da Universidade Federal de Viçosa e Dr. Mauricio Roberto Cherubin da Universidade de São Paulo. Para garantir o certificado de participação, as inscrições poderão ser feitas a partir do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/119yqQueNMkoYC34v-Li6vJnXz7MzG3B0n1XTyo_CFk/edit</a><br></div><div><br style="color: rgb(34, 34, 34); font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: rgb(255, 255, 255); text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial;"><!--EndFragment-- !--EndFragment-→ e para participar do evento, basta, após inscrição feita, acessar a plataforma Meeting meet.google.com/whv-ahmk-ftq.