Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Documentário

Documentário

Refúgio da Vida Silvestre dos Campos de Palmas será tema de documentário
publicado: 26/08/2019 13h41 última modificação: 31/10/2022 20h28

O Refúgio da Vida Silvestre dos Campos de Palmas será o tema do documentário “Integridade ambiental do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: suas águas e seus anfíbios associados”, produzido por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A equipe de documentaristas, liderados pelo professor Rodrigo Lingnau, visitou a Unidade de Conservação para realizar entrevistas com proprietários locais, servidores do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela gestão da área, e também filmar as paisagens do local e registrar atividades realizadas no âmbito do projeto de pesquisa.

Esta pesquisa caracteriza e auxilia a conservação da integridade ambiental dos corpos d’água presentes na UC e nas espécies de anfíbio que vivem lá e em seu entorno. Ao todo, quatro universidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto de avaliação da qualidade da água das nascentes e dos anfíbios.

Um dos últimos remanescentes de campos nativos ainda conservados, o REVIS Campos de Palmas é uma unidade de conservação de proteção integral do bioma Mata Atlântica. Abriga as principais nascentes do Rio Chopim e do Rio Iratim, responsáveis pelo abastecimento público de cidades do Sudoeste paranaense.

Nos campos nativos onde a Unidade está inserida, são especialmente importantes para a conservação de flora ameaçada, com cerca de 76 espécies em perigo, 32 vulneráveis e 62 raras.

Informações: Portal RBJ

Fonte: ICMBio / Foto: Ana Caroline Machado