Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Educação Ambiental

Educação Ambiental

Projeto Educambiental desenvolve ações em Francisco Beltrão
publicado: 06/11/2019 09h16 última modificação: 31/10/2022 20h26

Aproximadamente cem alunos da Escola Municipal Frei Deodato foram beneficiados com atividades desenvolvidas por meio do Projeto Educambiental. Com o intuito de sensibilizar para a importância dos cuidados com o meio ambiente, um grupo de acadêmicos e professores da UTFPR de Francisco Beltrão trabalhou com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I diferentes dinâmicas acerca do tema. Além disso o projeto realiza ações na Feira do Produtor (que acontece no Calçadão às quartas e sábados) também visando a educação ambiental.

Escola

O grupo que esteve na escola municipal na segunda-feira (04) trabalhou com jogos, oficinas e danças pensadas de acordo com a faixa etária dos participantes, de forma atrativa e educativa. Temas relacionados aos resíduos, água e energia deram a temática das atividades. Além disso, os servidores da escola puderam aprender sobre compostagem.

A opção pelos alunos de educação infantil e anos iniciais, se deu pela boa receptividade dos estudantes desta faixa de escolaridade e potencializará uma cultura de preservação ambiental que poderá ser refletida em idade futura. De acordo com o orientador do Educambiental e professor da UTFPR, Adir Silvério Cembranel, “grande parte dos projetos pedagógicos das escolas de educação infantil e dos anos iniciais, não aborda diretamente as temáticas ambientais, como resíduos por exemplo. Normalmente os temas ambientais estão relacionais as disciplinas de ciências ou geografia. No entanto, o projeto tem como objetivo a abordagem de diferentes faixas etárias e em diferentes contextos sociais, como as ações da feira e o concurso artístico.

Feira

Entre as iniciativas na feira do produtor houve a análise gravimétrica, que é a separação, quantificação e caracterização entre material reciclável e rejeito, do material descartado nos coletores da Feira. Nesta ação o principal objetivo é quantificar e, posteriormente apresentar os dados à comunidade de Francisco Beltrão com o intuito de sensibilizar e trabalhar a educação ambiental. A partir desta mensuração forma definidas estratégias para apresentação dos resultados e conscientização dos consumidores.

Alguns dados apresentados por Cembranel mostraram que numa análise do dia 19 de outubro, dos 20 quilos de resíduos, 4,3 quilos eram de copos descartáveis e correspondem a aproximadamente 50% do volume total dos resíduos. “Uma parte significativa do que é gerado na feira não é reciclável, justamente pelo erro no momento da segregação por parte dos usuários, já que o que tinha potencial para ser reciclável acaba contaminado com restos de alimentos, guardanapos, palitos e canudos, por exemplo,” esclarece o professor.

Na perspectiva de mudanças destes hábitos, o projeto de educação ambiental realizará trabalhos de conscientização através de orientação dos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental junto aos frequentadores da feira. Além disso, serão utilizados banners e faixas orientativas e haverá a colagem de adesivos nas mesas, exemplificando sobre o que é ou não reciclável. “Se cada um fizer a sua parte no momento de descartar os resíduos que utilizou, a tendência é que uma maior quantidade de lixo passe a ser reciclável”, esclarece.

Concurso artístico

A Educambiental promove ainda um concurso artístico, cujo desenho vencedor na área ambiental será reproduzido na universidade. “O que nós estamos fazendo com o meio ambiente nada mais é do que um reflexo do que fazemos com nós mesmos”. A partir desta reflexão os interessados em participar do concurso artístico temático promovido pelo projeto Educambiental, podem criar seus desenhos e inscrevê-los para o concurso até o dia 20 de novembro.

O desenho escolhido será utilizado na pintura de um painel artístico na parede exterior do bloco da biblioteca do câmpus da UTFPR de Francisco Beltrão. As artes deveram ser entregues até o dia 20 de novembro, na sala da Coordenação de Engenharia Ambiental na UTFPR, ou caso o autor não tenha a disponibilidade de ir até o câmpus, poderá entrar em contato no instagram @educambientalutfprfb para combinar a entrega.