Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Educação e empreendedorismo

Educação e empreendedorismo

Evento reúne empreendedorismo, educação e comunidade
publicado: 28/08/2019 13h50 última modificação: 31/10/2022 20h28

A UTFPR de Francisco Beltrão foi palco na terça-feira (27) de um encontro que envolveu empreendedorismo, inovação, educação e comunidade. A programação teve início no período vespertino com a mostra de 23 projetos empreendedores e com a premiação dos melhores colocados em cada categoria. No período noturno houve o 1º Seminário de Educação Superior de Francisco Beltrão e o 4º Fórum Empresarial e Comunitário (Forec). As discussões foram acerca das Tendências na Educação do Ensino Superior, o impacto da Inovação e das Tecnologias nas profissões e os novos desafios para os profissionais do futuro.

De acordo com o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Lindomar Subtil de Oliveira “tínhamos a temática para o evento e através da parceria com o Sebrae surgiu a proposta do Seminário de Educação no Ensino Superior de Francisco Beltrão. Destacamos a importância do evento por conseguirmos unir todas as instituições de Ensino Superior de Beltrão a participarem e debaterem um tema profissional tão relevante na academia e que impacta a todos”, enfatiza o diretor.

Abertura, palestra e mesa redonda

A abertura oficial do evento contou com a participação da Orquestra da UTFPR. Logo após, fez-se a frente de honra com os representantes da UTFPR: pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Douglas Paulo Bertrand Renaux, o diretor-geral da UTFPR de Francisco Beltrão, Alexandre da Trindade Alfaro e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Lindomar Subtil de Oliveira; com o diretor de operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini e o gerente Regional Sul do Sebrae, Cesar Giovani Colini e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Rodrigues Pereira.

A palestra do evento abordou o impacto da inovação e das tecnologias na educação superior, com o secretário de inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre Moraes Ramos.

Posteriormente formou-se uma mesa redonda sobre as Tendências na Educação do Ensino Superior e o impacto da Inovação e das Tecnologias nas profissões e os novos desafios para os profissionais do futuro. O mediador foi Kellerman Godarth, do IFPR de Capanema e os convidados foram Mayara Cristina Pereira Yamanoe, da UTFPR, Idair Edson Marcello da Unipar, Kione Baggio Bordignon da UNISEP, Franklin Angelo Krukoski da Unioeste e Julio Cezar Agostini, do Sebrae.

Mostra de Projetos Empreendedores

Ideias inusitadas, inovação e práticas empreendedoras foram expostas no hall de entrada do câmpus. Foram 23 projetos apresentados, inscritos para participar (por meio de edital) ou convidados. A comissão julgadora foi formada por membros do Sebrae e da UTFPR. Os vencedores foram Inclutec e Smartlock.

A Mostra tem por finalidade estimular e valorizar a produção de projetos empreendedores idealizados por universitários, professores e pesquisadores que tenham produtos ou processos inovadores, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Francisco Beltrão e região.

Projeto inscritos e que concorreram a premiação: A+ Tecnologia Educacional, Êxito, Inclutec, MPS, RedStone, Saúde Alimentar, Biometria, Eger, Empreendedorismo Social, Fast Bricks, Smartlock, Sirius.

Projetos convidados: BM Consultoria, Codes Education, EdukaMaker, Foguetes, Pet´s Friends, Fabiane, Plantando Vida, Qualidade de alimentação, Robótica, Sponte Software e Urtigão.