Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Engenharia de Alimentos

Engenharia de Alimentos

Semana Acadêmica tem como foco controle de qualidade de alimentos e o desenvolvimento de novos produtos
publicado: 18/09/2018 15h17 última modificação: 18/09/2018 15h17

Com foco em temas atuais como o controle de qualidade de alimentos e o desenvolvimento de novos produtos acontece entre os dias 17 e 21 de setembro a Semana Acadêmica do curso do curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos (Caea) com apoio do curso.

A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (17), no anfiteatro da universidade. Compuseram a mesa diretiva da solenidade o diretor-geral, Alexandre Alfaro, o diretor de Graduação e Educação Profissional, Marcelo Bortoli, o coordenador da Engenharia de Alimentos, João Marchi, a chefe do departamento de Engenharia de Alimentos, Ellen Porto Pinto, o presidente do Centro Acadêmico, Lucas da Luz Furlan e o representante do Programa de Educação Tutorial (Pet), Raul. Durante a abertura foi enfatizado o empenho dos integrantes do Centro Acadêmico em organizar as atividades. Para o diretor-geral “a semana foi construída a muitas mãos, foram meses de trabalho dos envolvidos e o evento é fundamental para a formação de cada um já que é complementar”, ressaltou Alfaro.

Ainda na segunda-feira aconteceu o Pet Acústico, evento artístico-cultural, já tradicional durante a Semana Acadêmica.

A primeira atividade proposta foi uma palestra com a doutora em Ciência de Alimentos, Stefany Grutzmann Arcari. Ao falar sobre programas de autocontrole na indústria de alimentos ela destacou que “todo ramo da indústria, não apenas a de alimentos, consegue melhorar muito a gestão e controle de qualidade já que a empresa consegue padronizar seus processos”, afirmou.

Na programação há palestras que são abertas à comunidade como: Conservação de carnes e pescados, Atuação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Indústrias de Alimentos e Insumos; Detecção e influência de alimentos geneticamente modificados na indústria de alimentos Haverá ainda palestras de Biorgânica, sobre a Análise Sensorial como Instrumento para o Desenvolvimento de Novos Produtos, Controle de qualidade em abatedouros frigoríficos, Hidroponia e Semi-Hidroponia e Programas de Auto Controle.

Há minicursos nas áreas de drageados, sushi, geleia, cerveja, Fundamentos de proteômica e metabolômica com vagas limitadas aos estudantes do curso.