Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Engenharia Química

Engenharia Química

2ª Semana Acadêmica de Engenharia Química
publicado: 08/11/2017 12h10 última modificação: 08/11/2017 12h10

O Centro Acadêmico do curso de Engenharia Química (Caeq) da UTFPR Francisco Beltrão promove a 2ª Semana Acadêmica, que teve início nessa segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26). O evento conta com palestras, mesa redonda, minicursos, oficinas, mostra de ICS e mostra de extensão. O público-alvo são estudantes e profissionais da área.

Compuseram a mesa de abertura do evento o diretor-geral do câmpus, Alexandre Alfaro, o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Fernando Manosso, o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Éder dos Santos, o coordenador do curso de Engenharia Química, André Zuber e a representante do Centro Acadêmico, Karina Yumi Omura.

Dentre a programação, na segunda-feira houve a palestra sobre Sistemas de Layout para processos industriais com o professor Juan Carlos Pokrywiecki, que tratou sobre questões como: mercado de trabalho; a importância do Engenheiro Químico na empresa; a importância de projetar e planejar no processo industrial para evitar falhas e prejuízos.

Para organizar a programação o Centro Acadêmico fez uma enquete para elencar as principais demandas dos estudantes e posteriormente entrou em contato com os professores da universidade para levantar o interesse deles em ofertar a atividade.

Segunda-feira (22)

08h45 às 10h – Palestra sobre “Nanotecnologia” com Thalita Grando Rauen.

10h20 às 12h - Palestra sobre “Informações e Perspectivas sobre a Engenharia Química da UTFPR”.

13h às 15h - Palestra sobre “Sistemas de layout para Processos Industriais” com Juan Carlos Pokrywiecki.

15h20 às 17h Palestra sobre “Uma visão do trabalho do engenheiro químico na indústria do petróleo nacional” com Marcel Joly.

Terça-Feira (23)

08h às 10h Palestra sobre Mudanças Climáticas com João Henrique Alves Cerqueira.

10h20 às 12h - Palestra sobre “Tratamento de Efluentes” com Luiz Fernando Pijack.

13h às 15h – Mostra de iniciação científica

15h20 às 17h - Palestra sobre “AIChE” com Leonardo Pedranjo.

Quarta-feira (24)

08h às 10h - Palestra sobre “Técnicas de preparo de amostras para a determinação de metais em materiais” com Éder Lisandro de Moraes Flores

10h20 às 12h – “Palestra sobre Química Analítica ‘Verde’” com Éder Lisandro de Moraes Flores.

13h às 17 – Oficinas sobre: “Octave”; “Fortran”; “Casio”; “Geogebra”; “Lattes”.

Quinta-feira (25)

08h às 10h20 - Palestra sobre “Bioprospecção de moléculas bioativas e Biotecnologia Ambiental” com Eder Santos

10h20 às 12 – Mostra de extensão.

15h20 às 17h - Palestra sobre “Indústria 4.0 - O impacto da Quarta Revolução Industrial sobre a Indústria de Processos Químicos” com Marcel Joly.

Sexta-feira (26)

08h às 12h – Minicursos sobre: “Gestão de resíduos sólidos”; “Cosmética”; “Eletrodeposição”; “Gasolinas especiais”.

13h às 17 - Palestra sobre “A indústria do petróleo” com Carlos Frederico Silva da Costa Filho.

Atualizado em: 23/05/17