Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Extensão
conteúdo

Notícias

Extensão

Alunos de Alimentos ministram curso na área de Leite e Derivados para estudantes do Colégio Agrícola
publicado: 23/10/2017 09h18 última modificação: 23/10/2017 09h18
Alunos do Colégio Agrícola durante oficina de produção de manteiga

Alunos do Colégio Agrícola durante oficina de produção de manteiga

Os estudantes da disciplina de Leites e Derivados do curso superior de Tecnologia em Alimentos da UTFPR de Francisco Beltrão ofertam durante o mês de junho três oficinas sobre a Tecnologia de Elaboração de Produtos Lácteos para alunos Colégio Agrícola do município. A atividade, proposta pelas professoras Andréa Badaró e Fabiane de Castro Cislaghi, é uma ação piloto que se enquadra nas diretrizes de curricularização da extensão da universidade.

As oficinas trabalham temas como a Tecnologia de produção de Manteiga, Queijo Frescal e a Elaboração de Bebida Láctea. Dentre os tema os acadêmicos explicam sobre o controle da matéria-prima, etapas do processo de elaboração do produto, possíveis defeitos e principalmente os quesitos necessários ao controle de qualidade destes produtos. 

Para a professora Andréa Badaró, “com a realização das oficinas, espera-se que os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos possam exercer suas capacidades de disseminação do conhecimento técnico que obtiveram ao longo das disciplinas de Leite e Derivados, e que os alunos do Colégio Agrícola que estão participando das oficinas possam incorporar o conhecimento teórico-prático em suas propriedades, na grande maioria, agroindústrias familiares ou produtores rurais, além de agregar mais conteúdo em seu aprendizado naquele colégio”.

De acordo com a professora Fabiane Cislaghi, “nestas Oficinas pode-se reforçar as tecnologias de produção de derivados lácteos, importantes para a região como o queijo, e a possibilidade de aproveitamento do soro gerado na produção destes queijos, por exemplo com a elaboração de bebida láctea, aumentando a possibilidade de renda para os produtores familiares e reduzindo a possibilidade de contaminação do meio ambiente com o descarte inadequado deste subproduto”.

Notícia de 20/06/2017