Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Extensão

Parceria entre Universidade e Prefeitura beneficia alunos da rede municipal
publicado: 29/11/2017 13h14 última modificação: 29/11/2017 13h14

O curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR em parceria com a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um projeto que visa auxiliar na qualidade da alimentação escolar do munícipio. O 3º Seminário Municipal de Qualidade da Alimentação Escolar de Francisco Beltrão que ocorreu nos dias 08 e 09 de fevereiro envolveu ao todo 80 agentes municipais de alimentação e 120 auxiliares de serviços gerais.

A terceira edição do evento propôs a continuidade de capacitação dos agentes educacionais em alimentação, em um evento com maior abrangência e continuidade dos dois Seminários ocorridos nos anos anteriores. Na terceira edição, foram abordados temas sobre a qualidade da alimentação escolar, técnicas corretas de higienização de frutas, hortaliças e verduras, técnicas de conservação dos alimentos, métodos de avaliação da higienização e limpeza dos ambientes. O intuito foi reforçar ainda a importância dos cuidados com a higiene pessoal, segurança e saúde dos colaboradores, de forma a contribuir para a segurança dos alimentos produzidos. Foi discutido também a inclusão de cardápios alternativos à base de ingredientes regionais normalmente adquiridos pelo setor de alimentação escolar a serem fornecidos às crianças do município.

Atualmente, a rede Municipal de Educação de Francisco Beltrão atenderá cerca de nove mil alunos entre as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (Cmeis). Serão servidas 16 mil refeições diárias, entre café da manhã, almoço e lanche. A professora Andréa Cátia Leal Badaró, proponente do projeto, nota que “neste cenário, observa-se que é cada vez maior a preocupação dos responsáveis pela alimentação escolar do município de Francisco Beltrão em fornecer alimentos inócuos, incapazes de causar malefícios à saúde, principalmente das crianças que consomem estes produtos”.

Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal

Notícia de: 10/02/2017