Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > FabLab

FabLab

Laboratório de Fabricação é disponibilizado a alunos e servidores
publicado: 29/03/2019 10h26 última modificação: 31/10/2022 20h30

Construir um protótipo, desenvolver um equipamento desde a base agora ficou mais fácil. A UTFPR de Francisco Beltrão passa a disponibilizar a alunos e servidores o Laboratório de Fabricação (FabLab).

No laboratório os usuários têm acesso à maioria das ferramentas e equipamentos comumente encontrados em oficinas, como, prensa hidráulica, furadeira, furadeira de bancada, parafusadeira, policorte, esmerilhadeira, torno mecânico, fresadora CNC e máquina de solda.

Esses equipamentos podem ser utilizados para a fabricação de equipamentos para outros laboratórios do câmpus e de protótipos de equipamentos desenvolvidos em projetos de pesquisa e extensão ou em trabalhos de conclusão de cursos. Um dos equipamentos que atualmente estão sendo desenvolvidos é o posicionador solar, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno da Engenharia Ambiental, Fernando Toniazzo, orientado pelo professor Guilherme Bertoldo.

O laboratório também é utilizado pelo Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT) para a construção das peças dos foguetes, inclusive do minifoguete Durango 2 que foi lançado no festival em Curitiba e conquistou o recorde brasileiro de precisão de apogeu na categoria 500 m.

De acordo com o professor Jonas Radtke, que coordena o FabLab, para ter acesso ao laboratório é necessário ter um projeto com um servidor da universidade responsável e haver vagas para a utilização.