Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Formação e capacitação

Formação e capacitação

Servidores iniciam o semestre com formação
publicado: 10/02/2021 13h15 última modificação: 31/10/2022 20h20

Na UTFPR o retorno das atividades, após período de férias é marcado pelo período de planejamento das atividades. No Câmpus Francisco Beltrão este período é planejado e organizado pela Comissão Pedagógica Permanente de Formação Continuada da UTFPR-FB (CPPFC) que construiu e organizou uma proposta de formação continuada dos docentes de graduação para os anos de 2021 e 2022.
De acordo com a presidente da Comissão, a pedagoga Adriane Franco Duarte, “essa proposta é intitulada Reconstrução e Implantação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação numa abordagem por competências, e objetiva contribuir para a preparação dos docentes para elaboração, reelaboração e implantação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação do Câmpus, visando atender a legislação vigente e repensar o processo de ensino-aprendizagem, bem como refletir sobre as concepções de Educação e perfil de formação de engenheiros e licenciados para atender as demandas sociais contemporâneas”.
Serão duas semanas de atividades intensas, com palestras, cursos, reuniões e atividades de planejamento, todos de forma remota, uma vez que a Universidade está mantendo as medidas de protocolo de segurança à prevenção da transmissão do COVID 19, esclarece Adriane.
O ciclo de formação, foi aberto pela palestra conduzida pelo professor Dr. Walter Antonio Bazzo (UFSC) que discorreu sobre o tema: Competências: para quê, para quem e por quê? O professor Bazzo, que tem com vasta expertise na área da educação, trouxe a tona uma temática de grande relevância, fomentando a discussão entre os participantes para dar continuidade à formação.
As atividades letivas (aulas) iniciarão dia 18/02, até lá, os docentes seguem em capacitação e planejamento. Para ver toda a programação do período de planejamento, acesse o link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ptlLcRf6qfMkvAi6NuJIZZ7NaoDW8EGSUnqXmTeJ9wk/edit#gid=0