Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > UTFPR FB comemora 10 anos de participação no Projeto Rondon

UTFPR FB comemora 10 anos de participação no Projeto Rondon

Há 10 anos, professores e estudantes da UTFPR Campus Francisco Beltrão participam do Projeto Rondon
publicado: 04/10/2023 11h54 última modificação: 04/10/2023 11h55
Exibir carrossel de imagens Operação Guaicurus em  Pedro Gomes-MS Julho/2023

Operação Guaicurus em Pedro Gomes-MS Julho/2023

A primeira participação da UTFPR-FB no projeto Rondom aconteceu em janeiro de 2013, no município de Amélia Rodrigues, na Bahia, com a participação dos professores Flávio de Almeida e Silva e Alexandre da Trindade Alfaro. Desde então, o Campus participou de todas as operações subsequentes levando, contabilizando a participação total de 80 estudantes e 7 professores em 10 operações.

Atualmente, a UTFPR-FB está selecionando 10 estudantes (8 efetivos e 2 suplentes) para participar da “Operação Mangabeiras”, que acontecerá entre os dias 18 de janeiro e 04 de fevereiro de 2024, no município de Cedro de São João- SE. As inscrições estão abertas até o dia 11 de outubro, no link bit.ly/RondonUTF-FB

Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação que já estejam na segunda metade do seu curso. Para saber mais sobre como participar, acesse o link do Edital 08/2023 - DIREC - PROJETO RONDON - Operação Mangabeiras

O Projeto Rondon  é uma oportunidade para os estudantes da UTFPR-FB contribuírem com ações que visem o desenvolvimento social e sustentável do país, além de exercitar sua formação cidadã e compreenderem as distintas realidades encontradas no território nacional.

Sobre o Projeto Rondon

O projeto Rondon é uma iniciativa interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, o qual estimula a participação de jovens universitários em ações de cidadania e desenvolvimento sustentável em municípios de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e geograficamente isolados do Brasil. Mais detalhes sobre o projeto Rondon podem ser consultados no portal oficial neste link

As instituições de ensino superior (IES) de todo o país são selecionadas por meio de edital público específico para cada operação. Apenas os melhores planos de trabalho são selecionados e devem envolver ações a serem realizadas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde ou nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. As operações sempre acontecem em dois períodos do ano, janeiro e julho, no período das férias escolares, para estimular e permitir a participação dos estudantes universitários.

Segundo a Professora Maici Duarte Leite, que já participou de 5 operações,  “a rotina de atuação durante a operação é bastante intensa, pois de domingo a domingo são ofertadas oficinas e atividades para as comunidades atendidas, porém o impacto positivo que essas ações proporcionam a população desses municípios e aos estudantes rondonistas superam as dificuldades”. “É possível fazer a diferença e mostrar os saberes da Universidade dentro da comunidade e, muito fortemente, aprender com a comunidade (saberes experienciais) e gerar soluções para desafios em tempo real com um mínimo de recursos ofertados/disponíveis no município”, complementa a professora Maici.

Para a estudante Karina Yumi Omura, do curso de Engenharia Química,  “o projeto rondon é um aprendizado enorme. Apesar de ter o propósito de capacitar os locais que passamos, a bagagem e aprendizados que adquirimos é inimaginável. Todos deveriam passar pelo Projeto Rondon!”. Karina participou da Operação Portal do Sertão em Caetanos (BA) em  janeiro de 2023 e contou que, “durante a operação desenvolvi muitas oficinas relacionadas a empreendedorismo voltado à comercialização de serviços e produtos, e auxiliei em várias oficinas de outros colegas, que gerou um aprendizado muito grande sobre várias áreas”.

O estudante Jeferson Dariva Singer, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, participou da Operação Guaicurus em Pedro Gomes (MS) em julho de 2023, e relata a importância do projeto em sua vida. “Participar do RONDON ampliou a forma como entendo o mundo e reestruturou minha maneira de perceber as limitações e as diferenças entre pessoas e entre pessoas e governanças”.

Karina e Jefferson recomendam a participação de colegas no Projeto Rondon!

Confira a lista das operações com a participação da UTFPR-FB:

Operação 2 de Julho - Amélia Rodrigues-BA Janeiro/2013

Prof. Alexandre da Trindade Alfaro