Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > HT

HT

Ideia de alunas da Engenharia Ambiental recebe premiação no Startup Weekend
publicado: 05/06/2018 13h50 última modificação: 05/06/2018 13h55

Entre os dias 25 e 27 de maio as alunas da Engenharia Ambiental da UTFPR de Francisco Beltrão, Aloma Hancke e Jaqueline de Moura, participaram do Startup Weekend Agro 2018, no município de Pato Branco. O evento propiciou um momento de imersão para que ideias inovadoras saiam do papel e sejam transformadas em soluções para o agronegócio, tudo isso em 54 horas de trabalhos. A ideia proposta pelas alunas e, posteriormente, desenvolvida por um grupo, ficou classificada em segundo lugar, entre as 35 apresentadas durante o evento. As estudantes são sócias da TecnoSust, pré-hospedada no Hotel Tecnológico da UTFPR de Francisco Beltrão.

A proposta foi um pré-protótipo de composteira domiciliar, voltada para construtoras de edifícios sustentáveis. O adubo produzido pela composteira seria utilizado na manutenção dos telhados verdes e hortas presentes nesses edifícios. Os quesitos avaliados foram a validação da ideia apresentada, execução e design, além do modelo de negócio.

A universitária Aloma conta como foi a dinâmica “iniciamos com um pitch de um minuto para apresentar a ideia. Após, cada participante votou em três ideias que consideravam serem as melhores das 35  apresentadas. Pela votação, 14 delas foram escolhidas mas, apenas oito seguiram em frente. Os demais participantes que não tinham apresentado ideia ou não tiveram a sua escolhida, se uniram às que foram e passaram o sábado e domingo validando e desenvolvendo com a equipe até o pitch final, onde um representante de cada equipe apresentou a ideia para uma banca de jurados compreendendo empresários e representantes de entidades no município”, destacou.

De acordo com Jaqueline “As 54 horas de evento proporcionaram um enorme aprendizado, oportunizando uma rede de contatos incrível, tornando a experiência fantástica. Toda essa experiência adquirida só vem a agregar no projeto que temos pré-incubado no Hotel tecnológico da universidade”.

Premiação

Com a conquista do segundo lugar os integrantes da equipe ganharam uma bolsa de 50% de desconto para o curso Empreendedor 360 graus alto desempenho, da academia PME e ainda a possibilidade de incubação no Parque Tecnológico de Pato Branco.

Foto: Divulgação Startup Weekend