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Software auxilia em prognóstico de transtornos específicos de aprendizagem
publicado: 13/11/2018 07h45 última modificação: 13/11/2018 07h45

Um software desenvolvido durante um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em
Informática da UTFPR de Francisco Beltrão poderá auxiliar profissionais das escolas no pré-
diagnóstico de transtornos de aprendizagem como discalculia e dislexia. A ferramenta visa
otimizar e auxiliar o trabalho de equipes pedagógicas e multidisciplinares a diagnosticar estes
alunos e contribuir com o desenvolvimento das crianças, diminuindo o sofrimento no processo
de aprendizagem.
De acordo com dados divulgados no Jornal do Professor, do governo federal, o número de
crianças que apresentam algum tipo de distúrbio no processo de aprendizagem é de
aproximadamente 5% no país. A discalculia influencia na capacidade de uma pessoa assimilar e
manipular números, enquanto a dislexia é relacionada as dificuldades nas formas de
linguagem, incluindo problemas de leitura, na aquisição e capacidade de escrever e soletrar.
A ferramenta criada foi o objeto de trabalho da licenciada em Informática, Edenilce Walnot.
Ela conta que a vontade de trabalhar com esta área surgiu a partir da observação da
dificuldade que muitos alunos apresentam em cálculos na própria universidade e também a
partir da observação em seu estágio. “Estagiei em sala de recursos (salas especializadas
ofertadas pelo estado) e ouvia muito sobre a dificuldade de aprendizagem. Muitas vezes a
escola não tem recursos suficientes para que essas dificuldades sejam investigadas mais a
fundo o que pode dificultar o processo de diagnóstico e tratamento”, destaca a egressa.
Software
O software foi desenvolvido a partir de um sistema especialista. Este tipo de sistema é
construído para representar o comportamento de especialistas humanos. Neste caso em
específico ele foi criado com base bibliográfica utilizada na formação do conhecimento de
psicólogos educacionais, um profissional muitas vezes ausente nas escolas e fundamental para
o diagnóstico de transtornos.
Com esta base de dados e a partir da resposta dos alunos a determinadas perguntas o sistema
é capaz de gerar um relatório com um prognóstico da situação, dizendo se ele apresenta
transtornos de aprendizagem e qual a melhor forma de tratamento, sempre embasado na
literatura. “É aí que entra novamente o especialista humano. Com o relatório em mãos ele irá
validar e dar os devidos encaminhamentos para o tratamento do aluno”, esclarece o professor
da UTFPR e orientador do trabalho, Francisco Reinaldo.
A equipe trabalhou com a versão alfa do sistema, que é testada em laboratório e não aplicada
diretamente no público-alvo. Batizado de CDDilexDiscalc, por ser inédito ou possuir
características diferentes de outras soluções já registradas o software recebeu o registro no
Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Para o chefe do Departamento de Apoio e
Projetos Tecnológicos da UTFPR de Francisco Beltrão, Paulo Junior Varela, “isto é muito
importante pois é um indicador de que a universidade está produzindo conhecimento, além de
ser um indicador de qualidade e inovação e abrir portas para novas parcerias com empresas
para transferência de tecnologia”, enfatiza.