Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Informática

Informática

Inovação em Trabalhos de Conclusão de Curso
publicado: 16/04/2018 15h27 última modificação: 20/04/2018 16h05

O uso de sons, vídeos, animações e objetos 3D em PDFs, por exemplo, é uma das novidades que os alunos da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Informática estão implementando neste 1º semestre de 2018. A ideia é que já no próximo semestre eles trabalhem também a interatividade, por meio da simulação.

De acordo com o professor da disciplina e responsável pelo TCC do curso, Francisco Reinaldo, “o que estamos fazendo com o apoio da Overleaf e JetBrains é um diferencial jamais visto em trabalhos universitários. Agora disponibilizaremos no repositório da UTFPR os TCCs em PDF/A com conteúdo vivo, interativo e atraente aos olhos do leitor, em contraponto ao tradicional trabalho PDF ou impresso. Os TCCs transmitirão a real sensação da descoberta da ideia cultivada na UTFPR de Francisco Beltrão pelos alunos de licenciatura em informática.”, afirma Reinaldo.

O professor conta ainda que buscou em diversos repositórios online de outras universidades federais e não encontrou nada semelhante. “Novamente, nós somos um dos pioneiros a embutir tecnologia em PDF”, argumenta o professor.