Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > IV WCTI

IV WCTI

Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI) recebeu aproximadamente 500 inscritos, as atividades seguem até sexta-feira
publicado: 05/10/2017 13h43 última modificação: 06/10/2017 10h37
Exibir carrossel de imagens Trabalho apresentado no formato oral durante o 4º WCTI

Trabalho apresentado no formato oral durante o 4º WCTI

Em sua quarta edição o Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI) recebeu aproximadamente 500 inscritos e 150 trabalhos relevantes desenvolvidos por alunos e pesquisadores de inúmeras instituições. O evento promovido pela UTFPR de Francisco Beltrão é uma oportunidade de divulgação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de um período, ao mesmo tempo em que é uma prestação de contas com a comunidade daquilo de novo que vem sendo trabalhado. Após passar por edições itinerantes no Parque de Exposições Jayme Canet Junior e na Amsop o evento volta a acontecer na dependências da universidade na quinta (05) e sexta-feira (06).

Além das apresentações de trabalhos em formato pôster e oral os inscritos poderão escolher entre dez minicursos e oficinas. A abertura oficial será na quinta-feira (05), às 19h15, logo após, o tema Empreendedorismo Inovador no Paraná será discutido em palestra com Ricardo Mânica. Já na sexta-feira, às 19h, haverá uma palestra sobre Parques tecnológicos e geração de tecnologia com a Biopark (Prato Donaduzzi) de Toledo e encerramento.

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora do evento, Fernanda de Souza, o Workshop foi idealizado para promover a interação entre os pesquisadores, bem como divulgar o nosso Câmpus na região. “Desde o primeiro WCTI, os estímulos para promoção do evento, têm se tornado cada vez mais ambiciosos. Nesse sentido, além da inovação e pesquisa, promover o relacionamento com profissionais externos ao Câmpus, bem como com novos colegas, gera laços importantes para todas as áreas do conhecimento. É um dos grandes momentos do nosso Câmpus. Trabalhamos com temas que norteiam o conhecimento técnico-científico dos nossos estudantes e damos visibilidade à nossa instituição na região sudoeste do Paraná”, destacou Fernanda.

Há trabalhos inscritos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nas áreas de  Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguísticas, Letras e Artes, entre outras.

Abertura

Na noite de quinta-feira (05) houve a solenidade de abertura do Workshop. Compuseram a mesa diretiva a presidente da Comissão Organizadora, Fernanda de Souza, o diretor-geral do câmpus, Alexandre Alfaro, o diretor de Pesquisa da reitoria, Paulo José Abatti, o diretor de Pesquisa e Pós-graduação do câmpus, Claiton Brusamarello e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Lindomar Subtil de Oliveira. O coral do câmpus também participou da abertura.

Para a presidente da organização,  o WCTI  potencializa a pesquisa, extensão e inovação “em um momento de crise fico feliz em ver colegas que não deixaram se abater, enaltecem toda a pesquisa desenvolvida e contribuem para nosso país”, afirmou agradecendo o empenho de todos na organização.

Em sua fala o diretor-geral destacou que o evento é “muito nosso, muito querido e presente em nosso câmpus, queremos que o WCTI ganhe a cada ano mais corpo e agregue conhecimento aos participantes”, enfatizou Alfaro.

Por fim Abatti afirmou que congregar ciência, tecnologia e inovação mostra que a universidade não é apenas difusão de conhecimento, mas que a ciência é construção coletiva e não individual “estamos contribuindo para ciência pura e aplicada e produzindo inovação”, destacou.