Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Laboratórios abertos

Laboratórios abertos

UTFPR oferta serviços e apoio técnico nas áreas de alimentos, química e ambiental
publicado: 27/02/2020 09h08 última modificação: 31/10/2022 20h22

Por meio do Laboratório de Análises (LabAna) e do Laboratório de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Produto (LabSen) e com um rol de equipamentos que permite diversas frentes de atuação, além da mão de obra qualificada formada por servidores capacitados, a UTFPR de Francisco Beltrão oferta serviços ligados às indústrias alimentícia, química e ambiental. Os serviços abrangem análises, testes e consultoria, inclusive para desenvolvimento de novos produtos.

Os laboratórios disponíveis são referência em todo o Paraná já que estão dentro dos padrões e normas internacionais. O principal objetivo de disponibilizar toda a estrutura é contribuir e promover avanços nas pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas, atendendo as demandas da comunidade interna e externa, pública e privada, com o uso compartilhado de seus espaços e equipamentos específicos, atuando isolada ou em colaboração com outras instituições.

A universidade estruturou a parte física e legal no último ano para que a estrutura pudesse ser disponibilizada para a comunidade e para ficar mais próximo ao arranjo produtivo local.

Labana

Apesar dos nomes técnicos os equipamentos podem ser utilizados para ações corriqueiras, como por exemplo, determinar a presença de minerais (sódio, magnésio, potássio ou cálcio) em matrizes solúveis/extraíveis em água e teste de resistência ou cisalhamento em materiais pastosos, como margarinas, cosméticos, folhas de plantas e gordura nos alimentos. Futuramente, pretende-se analisar também, a presença de agroquímicos em água, solos e alimentos, demanda de interesse global.

O coordenador do Labana, Davi de Souza, esclarece que cada solicitação será analisada pelo corpo técnico e o comitê gestor, já que depende das especificidades do próprio equipamento. “Podemos destacar ainda as análises de identificação de uma classe de compostos considerados cancerígenos ou mutagênicos presentes em água, solo e ar, conhecidos como HPA, este são gerados especialmente pela queima de combustíveis fósseis.”

Labsen

Outro potencial dos laboratórios, a área específica de alimentos, oferece vários serviços. É possível contar com apoio para melhorar a formulação de produtos, criar outro a partir de um subproduto gerado na indústria, além de testar a vida de prateleira, a aceitação na área alimentícia (análise sensorial) e fazer um estudo mais aprofundado com a ciência do consumidor (o que ele espera).

cabines individualizadas, com iluminação colorida e natural (que influencia para o teste de análise sensorial), área de preparo com cozinha equipada e área de trabalho em grupo. Além das unidades de processamento de frutas, pescado, carnes, leite, panificação e bebidas, estruturados para desenvolvimento e testes de vida de prateleira de produtos.

De acordo com a coordenadora do LabSen, Vania Burgardt, “o complexo de laboratórios é de excelência e não há relato de estrutura como essa com aprovação nas normas internacionais em toda a região sudoeste, oeste e nem mesmo em Curitiba”, reitera.

Os interessados em utilizar os serviços podem entrar em contato com a universidade, por meio do telefone, Labana: 35202600 LabSen- 3520-2667 inclusive Whatsapp.