Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Literatura

Literatura

Aluno da Engenharia Química lança primeiro volume de trilogia
publicado: 04/04/2018 14h45 última modificação: 05/04/2018 10h28

Unir o gosto pela literatura, por séries e por jogos resultou em algo diferenciado na vida do estudante de 20 anos do curso de Engenharia Química da UTFPR de Francisco Beltrão. Emanuel Stingelin Dornelles escreveu o primeiro livro da trilogia de fantasia, com muito drama, suspense e uma pitada de romance. O livro intitulado Sacrificar, da série Cordas do Infinito, será lançado pela editora PenDragon em meados de maio.

Emanuel sempre gostou de escrever e teve o incentivo de amigos e familiares para trabalhar numa história que rendesse um livro. “Comecei a escrever esta em específico no ano de 2013, foi então que os personagens foram ganhando vida e percebi que eu tinha material para uma trilogia”, afirmou o autor que está trabalhando nos próximos livros da série.

As venda do livro é online e será entregue após o lançamento. Ele já está disponível como pré-venda.

A Engenharia Química

Emanuel conta que sempre teve muitas dúvidas sobre qual carreira seguir. “Sempre gostei muito da área de letras, mas ao mesmo tempo também gosto de matemática e química, então optei pela Engenharia Química e estou muito feliz com minha escolha”, afirmou.

Sobre o futuro profissional Emanuel pensa em seguir a área acadêmica já que pode lhe proporcionar uma junção das áreas de conhecimento. O professor do curso de Engenharia Química, Douglas Junior Nicolin, ressalta que a literatura pode ajudar em um bom desempenho profissional, mesmo que dentro de um curso aparentemente tão distante. “A leitura melhora nossas capacidades de articulação de ideias, nosso vocabulário e até a empatia e habilidades sociais, pois ler nos faz assumir o papel dos personagens para compreender melhor o enredo do que estamos lendo, os impasses enfrentados pelos personagens. Digo isso somente a respeito da leitura. Quando uma pessoa chega ao ponto de escrever, que é o caso do Emanuel, pressupõe-se que ele já dominou estas habilidades e passou a um nível mais alto: o de criar textos que gerem todos estes efeitos em seus leitores. Na minha opinião, um engenheiro que domina a escrita se sobressai em relação àquele que não se preocupa com este tipo de habilidade. No dia a dia da profissão do engenheiro químico, é preciso se comunicar como em qualquer outra profissão. Temos que redigir pareceres técnicos, relatórios, elaborar apresentações, demonstrar ideias e soluções de problemas. Todas estas habilidades são potencializadas quando se há intimidade com a literatura.”

Sinopse

“Imagine-se sendo ofertado como sacrifício. Existiria uma vontade em si de deixar tudo para trás por um bem maior? Imagine-se ainda ofertando alguém querido em sacrifício. Existiria coragem para viver sem essa pessoa?

Um Papa foi assassinado brutalmente por uma poderosa instituição de bruxos gerando retaliações por parte dos clérigos que, finalmente, instituíram a Santa Inquisição como lei e juraram morte a todos eles.

Vinte anos se passaram desde o ataque em Notre-Dame e jovens bruxos são confrontados com a nova realidade que precisa de seus sacrifícios. Sem eles não haverá salvação para a raça."