Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Enem

Enem

UTFPR oferece curso preparatório para o Enem a estudantes ou egressos de escolas públicas
publicado: 06/04/2018 13h49 última modificação: 11/04/2018 09h46

A UTFPR de Francisco Beltrão está ofertando aulas preparatórias na disciplina de matemática para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem se inscrever estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas públicas ou aqueles que já o concluíram também em escola pública. As aulas são ofertadas em períodos vespertino ou noturno, em Francisco Beltrão e aos estudantes do Colégio Cecília Meireles, de Ampére. Atualmente 254 alunos já frequentam as aulas e ainda há vagas disponíveis. Os interessados devem entrar em contato pelo email camiladomenico@utfpr.edu.br.

O conteúdo trabalhado durante as aulas é desenvolvido com base em questões do Enem e de vestibulares. O material e a metodologia foram criados pela coordenadora do projeto, professora Camila Nicola Boeri Di Domenico e pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental da universidade, Marcos Henrique Tomazini Mikoanski e Henrique Gonçalves Machado.

A professora conta que atualmente há uma clara deficiência no aprendizado dos alunos do ensino médio em relação à Matemática e isso é observado nos resultados das avaliações escolares básicas do Brasil, nos vestibulares e Enem

No Enem, a área do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias abrange a prova específica de Matemática. De acordo com dados do Ministério da Educação (Mec) e Inep (2017), em Matemática e suas Tecnologias, a maioria (2.430.115) alcançou notas entre 400 e 500 pontos. Apenas 3.747 ficaram entre 800 e 900 e 5.734 tiveram zero. A média nacional foi de 493,9.

Esse foi um dos principais pontos que levou a professora Camila a ofertar o curso. “Um número significativo de estudantes não consegue compreender, sente aversão e desinteresse em relação à matemática, indispensável para a sua formação e a nota do Enem é usada para ingressar em nossa universidade, por meio do Sisu. Então buscamos ajudá-los, ao mesmo tempo apresentar os nossos cursos e todas as vantagens de estudar em uma federal”, destacou.