Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Matrículas

Câmpus recebe calouros
publicado: 03/02/2020 13h33 última modificação: 31/10/2022 20h26

Segue até terça-feira (04) o requerimento de matrícula para calouros nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática da UTFPR de Francisco Beltrão. Até o momento a universidade já recebeu calouros para o primeiro semestre de 2020 dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

De acordo com a chefe do Departamento de Registros Acadêmicos, Ivonete Terezinha Tremea Plein, “na semana passada a maioria dos requerimentos que recebemos eram de estudantes da região sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. Já nesta segunda-feira todos os requerimentos até este momento são do estado de São Paulo”, destaca.

É o caso da Marcelly Kawakami Xavier da Silva, da cidade de São Paulo, capital do estado. Ela foi aprovada em Engenharia Ambiental aos 17 anos. Estudante de escola pública, Marcelly já pesquisou sobre as oportunidades que a esperam na federal. “Fiquei muito interessada na área de iniciação científica e nos projetos de internacionalização que a UTFPR oferta aos alunos e esse foi um grande diferencial que me fez optar por estudar aqui”, afirma Marcelly que estava em dúvida entre o curso de Ambiental e de Arquitetura.

Ela estava com sua mãe Taisa Kawakami, “estamos muito felizes e orgulhos com a aprovação dela em uma universidade pública e de excelência”, comemora.

Lista de espera e chamadas complementares

Os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada podem fazer sua inscrição na Lista de Espera. Para isso, é preciso registrar interesse nas vagas remanescentes no site do Sisu, até 4 de fevereiro. Nesse momento, é possível selecionar apenas um dos cursos que já tinham sido escolhidos na inscrição do processo seletivo.

Apenas podem participar da Lista os que ainda não foram selecionados na chamada regular, ainda que tenha ou não feito a matrícula na instituição de ensino. A relação de inscritos vai ser publicada no site da UTFPR no dia 8 de fevereiro.

No dia 10 de fevereiro, vai ser divulgada a lista de classificação para concorrer na segunda chamada no site da UTFPR, juntamente com as datas para apresentação de documentos. Para essa etapa, vão ser convocados até cinco vezes o número de vagas não preenchidas. Após análise da documentação recebida, é publicada a lista de aprovados na 2ª chamada no dia 21.

Então, a ocupação dessas vagas acontece por ordem de classificação em cada categoria dos candidatos que entregaram a documentação. Os alunos que estiverem dentro do número de vagas disponíveis vão ficar na condição de “Matriculado – Etapa 1”. Posteriormente, eles devem confirmar permanência posteriormente entre 27 e 28 de fevereiro.

Os demais estudantes que encaminharam os documentos, mas não estiveram dentro do número de vagas, ficam com o status “Aguardando Vaga”. Esse grupo tem prioridade em eventuais chamadas posteriores, inclusive na Nominal, para preenchimento de vagas em que houve desistências, também de acordo com a ordem de classificação.

A Chamada Nominal está prevista para ocorrer no dia 4 de março no site da UTFPR.

Início do Semestre

Na segunda-feira (03) os docentes da UTFPR retornaram às atividades, para planejamento e capacitação. Entre a programação há a oficina de Design para disciplina, Legislação básica para professores, Trabalho cooperativo em equipe e manejo criativo de conflitos com base em análise transacional, Minicursos de preparação de aulas com Snagi T e Prospecção de empresas para a realização de parcerias e estágios para os alunos.

Os calouros começam as atividades no dia 27 de janeiro e as aulas para os veteranos começam no dia 2 de março.