Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Menção Honrosa

Menção Honrosa

Trabalhos de alunos da UTFPR são premiados em evento Internacional de Resíduos Sólidos
publicado: 29/06/2018 15h12 última modificação: 29/06/2018 15h56
Daniela, Cristian e Aloma com seus certificados de Menção Honrosa por trabalhos apresentados no 9º Firs.

Três trabalhos desenvolvidos por alunos da UTFPR de Francisco Beltrão e apresentados durante o 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos em Porto Alegre, receberam Menção Honrosa da organização do evento. Eles estão entre o seleto grupo de 13 trabalhos no formato pôster que receberam a Menção Honrosa de um total de 104 expostos.

A estudante de Engenharia Ambiental, Daniela da Silva, foi uma das premiadas com seu trabalho que procura dar uma destinação à casca do pinhão, um resíduo que normalmente vai parar nos aterros sanitários. Em seu trabalho Daniela usou o potencial adsorvente da casca para tratar o efluente de uma Indústria Têxtil. “A casca do pinhão reteve o corante azul que estava no efluente da indústria têxtil e com isso o corante não vai para o corpo hídrico”, salienta. O trabalho é intitulado “Obtenção de Adsorvente de Baixo Custo a partir da Casca de Pinhão” e com autoria também das professoras Fernanda de Souza e Michele Di Domenico.

A estudante ressalta que contou com o apoio da universidade em sua pesquisa e também para o evento. “Durante toda a graduação eu tive a base científica, nos laboratórios da universidade encontrei apoio dos técnicos laboratoristas para realizar parte da minha pesquisa e ainda consegui apoio financeiro para participar do congresso, a partir de um edital. Sou muito grata por tudo”.

Honraria

O trabalho desenvolvido pela aluna Aloma Hancke e com autoria também do professor Hernan Vielmo também foi premiado. O pôster relata a experiência do ensino de proteção de nascente com a utilização de solo-cimento. A experiência faz parte de um projeto maior do qual a universidade é parceira, o Plantando Vida.

A Caracterização dos Resíduos Sólidos gerados no Câmpus da UTFPR de Francisco Beltrão foi o terceiro a receber a menção honrosa. Escrito por Cristian Eduardo Spicker, Willian Cucchi Bottin, Carlos André Dal Berto, Sávio Silva Duarte, , Naimara Vieira do Prado, Priscila Conceição Ribeiro e Maico Chiarelotto. O trabalho é fruto do trabalho do Grupo Gestor de Resíduos Sólidos do câmpus.

O FIRS

De acordo com o Portal do FIRS, o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos consolida-se como o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos, apresentando uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.”