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Mulheres na ciência

Projeto visa estimular inserção das mulheres na área das ciências exatas
publicado: 07/03/2019 10h46 última modificação: 31/10/2022 20h32
Alunas da Engenharia Química Daniela Carlini, Amanda Motta e Bruna Viega

Alunas da Engenharia Química Daniela Carlini, Amanda Motta e Bruna Viega

Um projeto que será desenvolvido pela UTFPR de Francisco Beltrão em cinco escolas públicas de ensino médio do município visa estimular a presença de mulheres em cursos que exigem maior conhecimento na área de ciências exatas, como a engenharia.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2012, apenas 14% das brasileiras que ingressaram pela primeira vez na graduação escolheram cursos relacionados à ciência, incluindo engenharia, indústria e construção.

A proponente do projeto, professora do Departamento de Física Estatística e Matemática da UTFPR, Camila Boeri di Domenico comenta que “no passado, as mulheres foram excluídas da ciência, recebendo como atribuições apenas tarefas domésticas. Estes costumes permaneceram até o século 19 e, em muitos países, as mulheres ainda eram proibidas de frequentar uma universidade. Mesmo estando em 2018, as ciências exatas e as engenharias são vistas como áreas predominantemente masculinas”.

Ações

As ações que serão desenvolvidas pelas integrantes do projeto ao longo do ano pretendem mudar este cenário. Buscar aproximar as alunas do ensino médio da realidade universitária e a melhoria do aprendizado ainda na educação básica são alguns dos objetivos. O grande desafio que pretende mesclar a teoria e a prática será a construção de um secador solar para desidratação de frutas secas e a realização de experimentos práticos e modelagem matemática dos dados obtidos.

“O estudo experimental aproxima a matemática e as ciências exatas da realidade. Aquilo, que por vezes é visto como algo inaplicável passa a ser atraente quando inserido no cotidiano”, esclarece Camila.

Todas as atividade propostas visam deixar o conceito de que a matemática é uma disciplina isolada e puramente teórica e atrair as estudantes para a prática. Para isso serão realizadas atividades de iniciação científica, aulas complementares com foco no Enem, com leitura, interpretação e discussão das questões. Também haverá oficinas sobre ferramentas computacionais que mostram como resolver problemas reais com o auxílio da tecnologia, gincana de matemática nas escola envolvidas e na UTFPR, bem como uma competição do melhor secador solar.