Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Nota Oficial

Manifestação da Direção-Geral do Campus Francisco Beltrão
publicado: 06/12/2023 13h27 última modificação: 06/12/2023 13h27
UTFPR Campus Francisco Beltrão

O Campus Francisco Beltrão da UTFPR repudia veementemente o recente ato ocorrido em nossas instalações, onde palavras de cunho racista foram escritas em um mural.

É inaceitável que qualquer forma de discriminação ou preconceito tenha lugar em nosso ambiente educacional. Reafirmamos nosso compromisso com a promoção de uma cultura inclusiva, onde cada membro da comunidade acadêmica é valorizado independentemente de sua origem étnica, religião, orientação sexual, gênero, ou qualquer outra característica. Valorizamos a diversidade, a inclusão e o respeito mútuo como princípios fundamentais que sustentam nossa comunidade acadêmica.

Acabamos de sair do Mês da Consciência Negra, período em que várias ações de conscientização e de promoção do conhecimento da cultura negra foram realizadas no campus, por meio da Comissão de Diversidade Cultural. Atuamos para que estas ações não sejam isoladas, e sim façam parte da cultura universitária. A pluralidade, o respeito, a tolerância e compreensão devem fazer parte do dia a dia e da vida em sociedade.

Vamos intensificar nossos esforços na promoção da conscientização sobre a diversidade e a importância do respeito mútuo em todos os aspectos da vida universitária. Estamos comprometidos em garantir que nossa instituição permaneça um local seguro e acolhedor para todos os nossos estudantes, servidores e visitantes.

Salientamos que ao se expressar nos âmbitos físico e virtual da UTFPR, é dever da comunidade acadêmica respeitar os dispositivos do ordenamento jurídico brasileiro vigente e as normas institucionais.

Ademais, deve-se proceder com urbanidade, de forma a não ferir a integridade física, moral, étnica, de crença, de gênero e de arbítrio dos discentes, servidores, prestadores de serviço e visitantes, tratando-os com respeito, sociabilidade, igualdade e equidade nos ambientes físicos e virtuais da Instituição.

Instamos a comunidade acadêmica a prestar informações sobre o ato ocorrido em nosso campus, assim como, denunciar qualquer comportamento discriminatório. Essas manifestações podem ser feitas por meio da Ouvidoria da UTFPR, disponível no seguinte link: http://www.utfpr.edu.br/contato/ouvidoria

Contamos com a colaboração da comunidade para a construção de um ambiente que promova o respeito, a igualdade e a dignidade.

Reafirmamos nossa determinação em manter uma comunidade acadêmica que celebra a diversidade e rejeita qualquer forma de discriminação.

Francisco Beltrão, 06 de dezembro de 2023.

Direção-Geral do Campus Francisco Beltrão