Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Parceria

Prefeitura e Universidade viabilizam produção de máscaras de proteção facial
publicado: 15/06/2020 20h43 última modificação: 31/10/2022 20h21

As máscaras acrílicas de proteção facial (também conhecidas como Face Shield), são utilizadas por profissionais de saúde como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. O equipamento agora é produzido em Francisco Beltrão, por meio de uma parceria entre o Departamento de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Abertas (Nutab), da Prefeitura Municipal.

À universidade coube testar e modelar a máscara para ser impressa no equipamento 3D do Nutab. O professor do departamento de informática da UTFPR, Wellton Costa de Oliveira, desenvolve trabalhos em impressora 3D há mais de seis anos e utilizou a experiência para atender à demanda.

As máscaras são produzidas com investimento médio de R$ 2,00 por unidade. Cerca de 10 equipamentos de proteção são produzidos ao dia.

Crédito das fotos: Divulgação Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão