Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Parceria
conteúdo

Notícias

Parceria

Sudoeste contará com novo arranjo produtivo de pesquisa e inovação na área de alimentos
publicado: 26/06/2020 10h21 última modificação: 31/10/2022 20h21
Equipamento está em laboratório da UTFPR em Francisco Beltrão que também será utilizado para desenvolver os trabalhos

Equipamento está em laboratório da UTFPR em Francisco Beltrão que também será utilizado para desenvolver os trabalhos

A região sudoeste do Paraná será beneficiada com um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) na área da ciência de alimentos. O trabalho tem como foco atender demandas das indústrias do segmento e, ao apresentar soluções para problemas apresentados, gerar produtos de inovação e a transferência de tecnologia entre as instituições.

O conceito do Napi foi apresentado pela Fundação Araucária e tem como parceiros os três câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) da região (Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco), e o Instituto Politécnico de Bragança – em Portugal.

O projeto prevê a criação do Laboratório Luso-Brasileiro da Ciência de Alimentos, onde serão desenvolvidas pesquisas conjuntas entre as instituições do Brasil e de Portugal. A atividade possui foco em inovação e transferência de tecnologia para as indústrias alimentícias da região na qual estão inseridas as instituições. De acordo com o diretor-geral da UTFPR de Francisco Beltrão, Alexandre Alfaro, “a ideia não é criar novos espaços físicos, mas criar redes de pesquisa envolvendo os pesquisadores e laboratórios existentes, desse modo, aproximando a academia da indústria e consequentemente, beneficiando os consumidores”, explica.

Trabalhos

O grupo que está à frente dos trabalhos teve as primeiras reuniões em encontros remotos e compartilhou durante um Workshop virtual os projetos de pesquisa desenvolvidos em cada região. O próximo passo é a criação de uma plataforma que propicie a sinergia de trabalho entre os pesquisadores do Brasil e de Portugal.