Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Pesquisa

Pesquisa

Acadêmicos apresentam trabalhos em Fórum Internacional e egresso recebe o prêmio de melhor trabalho
publicado: 23/10/2017 09h24 última modificação: 23/10/2017 09h29

Quinze alunos do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR de Francisco Beltrão e egressos participaram do 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos e 1º Fórum de Gestão Ambiental da UTFPR em Curitiba. Durante o evento que aconteceu entre os dia 12 e 15 de junho, houve a apresentação de cinco trabalhos, por parte dos acadêmicos, com destaque para a premiação do egresso da Engenharia Ambiental, Maico Chiarelotto, que recebeu o prêmio de melhor trabalho do Fórum.

Os trabalhos dos estudantes mostraram resultados de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Projetos de Extensão desenvolvidos ao longo da vida acadêmica. De acordo com a professora Priscila da Conceição, que acompanhou o grupo juntamente com a professora Fernanda Souza, o evento também é importante para conhecer a visão que outros pesquisadores de outros países tem sobre a gestão de resíduos. “Os universitários também podem perceber que o trabalho que está sendo desenvolvido em nosso câmpus é o mesmo das linhas de pesquisas de outras instituições e outros países e que temos condições de desenvolver inclusive trabalhos premiados”, enfatizou a professora.

Para a aluna do 9º período, Fernanda Barizon, "participar de um evento na área de resíduos sólidos foi muito proveitoso, visto que é a área pela qual mais me identifiquei na graduação e onde desenvolvi a maior parte das minhas pesquisas. Além disso, foi minha primeira apresentação oral em um evento de grande porte, uma experiência que agregou muito, tanto pessoalmente como academicamente”, afirmou Fernanda.

Ana Luiza Forgiarini, estudante do 7º período, destaca que "o Fórum foi muito interessante, todos os painéis foram dinâmicos, com muitos temas e dados atuais, mostrando a interdisciplinaridade do tema principal do fórum. É muito importante para todos os estudantes e profissionais participar de eventos como esse para ampliar a visão sobre as temáticas abordadas e observar como as coisas que aprendemos na graduação funcionam na prática”, finalizou.

Prêmio

O trabalho premiado do Engenheiro Ambiental Maico Chiarelotto foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido durante a graduação na UTFPR de Francisco Beltrão. Com o título “Uso de Compostos Orgânicos em Substrato para Produção de Parapiptadenia rígida e Piptadenia Gonoacantha” que são conhecidas popularmente como Angico-Vermelho e Pau-Jacaré.

Para Maico, que agora é aluno do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Unioeste, “foi um prêmio importante, pois indica que estamos no caminho certo e com muita humildade e dedicação podemos contribuir na melhoria da gestão de resíduos sólidos no país”, destacou. Para Maico o suporte da UTFPR e dos professores no desenvolvimento do trabalho também foi importante.

Ao receber o certificado de melhor trabalho, Chiarelotto ainda garantiu a publicação de seu artigo na revista científica do evento e ganhou uma viagem ao México para participar do evento Ecos da Sardenha 2017.

O trabalho apresentado contou ainda com a contribuição de Priscila Soraia da Conceição, Vagner Franco Monzani, Denise Andréia Szymczak, Naimara Vieira do Prado, Francielly Torres dos Santos.

Notícia de 23/06/2017