Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Plantando Vida 2019

Plantando Vida 2019

Lançamento do Projeto e premiação das melhores redações de 2018
publicado: 15/03/2019 13h56 última modificação: 31/10/2022 20h30

Na quinta-feira (14), às 19h30, no anfiteatro da UTFPR de Francisco Beltrão houve o Lançamento do Projeto Plantando Vida 2019 e a premiação dos participantes do concurso de redação de 2018. O projeto tem como foco a educação ambiental e a produção de mudas nativas e desenvolve ao longo do ano diversas ações com os alunos das escolas do interior do município.

Entre as atividades propostas os estudantes coletam sementes de árvores nativas para a produção de mudas no viveiro municipal e participam de ações de conscientização com os acadêmicos da Engenharia Ambiental da UTFPR de Francisco Beltrão, como oficinas de construção de fossa séptica, recuperação de áreas degradas e gestão de resíduos sólidos.

Durante os últimos 12 anos o projeto foi responsável por suprir toda a demanda de mudas nativas do município, inclusive retirando da lista algumas espécies que eram consideradas em extinção.

No decorrer de 2018, os estudantes do 5º ano das escolas do campo participaram de uma programação diferenciada. Eles visitaram o viveiro municipal com o objetivo de “ver na prática o resultado e o retorno para a sociedade da ação de coleta de sementes que eles fazem. Além de reforçarmos a conscientização ambiental, estamos mostrando aos alunos a sua contribuição, como jovens cidadãos, de como eles estão ajudando a transformar este mundo em um lugar melhor para se viver” ressalta o professor da UTFPR e membro do grupo gestor do projeto, Hernan Vielmo

O projeto é gerido pelo grupo que inclui representantes da UTFPR de Francisco Beltrão, da secretaria municipal do Meio Ambiente e da Educação e do Rotary Clube 3º Milênio. As escolas participantes são a Nossa Senhora de Fátima, a Epitácio Pessoa, a Irmão Cirilo, a escola Basílio Tiecher, a escola Deni Lineu Schwartz e a Professor Parigot de Souza.

Abertura

Para o evento houve a formação da mesa de honra com o diretor da UTFPR de Francisco Beltrão, Alexandre Alfaro, o vice-prefeito, Antonio Pedron, a presidente do ano rotário do 3º milênio, Daniela Mafessoni, a secretária de Educação, Rosa Vandresen, a coordenadora da Escolas do Campo, Elis Regina Calegari e a representante da secretaria de Meio Ambiente, Ádila Filippi.

Os discursos foram de agradecimento e com destaque para a importância o projeto. De acordo com o diretor da UTFPR, “é uma grande alegria para a universidade participar deste projeto de destaque e que traz muitos resultados e orgulho. Aproveito para agradecer ao professor Hernan por capitanear e contribuir com o crescimento do projeto e com um tema tão importante que é o meio ambiente”, destaca Alfaro.

Premiação 2018

Ao longo dos anos os premiados são os que mais arrecadam sementes. No entanto, em 2018 havia um excesso de mudas no viveiro e o grupo gestor decidiu que no lugar da tradicional gincana haveria um concurso de redação.

Os alunos premiados com um vôo panorâmico pela cidade foram:

Escola Nossa Senhora de Fátima (Nova Concórdia) – Angela Maria Paski e Kauani Milena Monteiro dos Santos

Escola Epitácio Pessoa (Secção Jacaré) – Gabriela Reolon e Maria Fernanda de Souza Jorge

Escola Irmão Cirilo (Assentamento Missões) – Flor de Lis Tonello e Gabriella Feltrin de Oliveira

Escola Basílio Tiecher São Pio X (Km 20) – Lucas Almeida Fachinello e Maria Eduarda Camargo Catto

Escola Deni Lineu Schwartz (Ponte Nova do Cotegipe) – Pyetra Padilha Reginatto e Roger da Costa

Escola Professor Parigot de Souza (Jacutinga) – Sabrina Maiara Silvério e Amanda Rigon.