Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Mestrado

PPGEA tem sua primeira defesa
publicado: 07/12/2018 16h19 última modificação: 31/10/2022 20h31

Na tarde desta sexta (07), aconteceu a primeira defesa do programa de pós graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental. A dissertação intitulada Mapeamento da Vulnerabilidade Ambiental da Bacia do Rio Siemens, Região Sudoeste – PR, foi apresentada pelo mestrando Marcos Vinícius Pagliarini que teve como orientador Professor Dr. Fernando Cesar Manosso e co-orientadora a Professora Mestre Tayoná Cristina Gomes. Marcos Vinícius é egresso do curso de Engenharia Ambiental do Câmpus Francisco Beltrão e escolheu este Câmpus para dar continuidade a sua vida acadêmica.

A pesquisa foi proposta com objetivo de identificar as áreas de vulnerabilidade ambiental da Bacia do Rio Siemens a fim de contribuir com os projetos de recuperação e preservação em função da arrecadação do ICMs ecológico.

A banca examinadora foi formada pelos professores Dr. Fernando Cesar Manosso (UTFPR-FB); Dr. Elvis Rabuske Hendges (UNIOESTE-FB) e Dr.ª Michelle Milanez França (UTFPR-FB).

Ao abrir a sessão pública de defesa do seu orientando, o Professor Fernando Cesar Manosso, ressaltou o quão gratificante é para o orientador acompanhar e contribuir neste processo. Manosso também abordou o papel da Universidade “a formação de novos mestres reflete na preocupação que a UTFPR tem para o desenvolvimento da região”, enfatizou Manosso.

Para o professor Dr. Rodrigo Lingnau, coordenador do Programa, este momento é marco para o Câmpus “Marcos hoje representa todos os demais alunos do curso. É a primeira defesa, do primeiro programa de pós graduação do Câmpus, é um momento de grande alegria, a colheita dos frutos de um esforço muito grande de vários docentes que trabalharam incansavelmente pelo programa”. Lingnau em sua fala agradeceu o empenho de todos pela concretização do programa, em especial ao primeiro coordenador do PPGEA, Professor Dr. Davi Zacarias de Souza. “Esperamos a sequência de muitas outras defesas e a formação de muitos novos mestres”, concluiu Rodrigo.

O Professor Dr. Claiton Zanini Brusamarello, Diretor de Pesquisa e Pós Graduação do Câmpus, vê a primeira defesa do PPGEA como o fechamento de um ciclo, “é um momento ímpar para o nosso Câmpus, mostra o amadurecimento da pesquisa aqui desenvolvida”, conclui Claiton com satisfação.