Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Professor publica livro

Professor publica livro

Professor publica livro que auxilia estudantes da engenharia e da pós-graduação
publicado: 24/11/2017 10h18 última modificação: 24/11/2017 10h18

A apresentação dos alimentos pode fazer muita diferença no momento do consumo e da escolha de determinado produto ou marca. Há vários processos da tecnologia e da engenharia envolvidos para que o produto final satisfaça o consumidor. A busca pela facilitação destes processos utilizando sistemas técnicos e científicos é um dos papeis da engenharia.

O professor da UTFPR, câmpus Francisco Beltrão, Douglas Junior Nicolin lançou na última semana um livro que pode orientar os estudantes neste sentido. O livro intitulado Simulação de Modelos Empíricos e Teóricos para Hidratação de Grãos em Matlab. A publicação é voltada aos estudantes da engenharia de alimentos, engenharia química ou quaisquer outras áreas que se dediquem a estudar fenômenos de transporte, principalmente processos de transferência de calor e massa, e pode ser usado como um guia para resolver problemas de maneira computacional. As rotinas computacionais apresentadas no livro são desenvolvidas no software Matlab, que é ideal e extremamente didático para soluções numéricas de problemas de engenharia em geral.

Com uma linguagem mais acessível, já que tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, o livro traz a aplicação voltada para a soja e alimentos e trabalha questões como a maceração, aumento na facilidade da moagem, consumo de grãos de forma integral ou extração de aplicações industriais. O professor exemplifica “quando você abre um enlatado não espera encontrar o alimento despedaçado, o aspecto visual é muito importante para a indústria de alimentos”, salientou Nicolin.

O livro é resultado da tese de doutorado do professor e foi publicado juntamente com o orientador Luiza Mario de Matos Jorge, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Regina Maria Matos Jorge da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela editora Eduem e será comercializado online pela editora.

Notícia de 16/03/2017