Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Programa de Empreendedorismo

Programa de Empreendedorismo

Primeira empresa a integrar incubadora da UTFPR recebe graduação do Hotel Tecnológico
publicado: 14/08/2018 11h43 última modificação: 16/08/2018 14h27

Na segunda-feira (13) a equipe Alfa Soluções em Engenharia recebeu a graduação do Hotel Tecnológico da UTFPR de Francisco Beltrão. Após desenvolver a ideia durante 10 meses a equipe composta por acadêmicos da UTFPR recebeu a graduação, ou seja, se tornou apta a ingressar no mercado.  Agora eles irão integrar a incubadora do câmpus. Outras quatro equipes também assinaram contrato e passaram a integrar o Hotel Tecnológico, são elas Urtigão, Smartec, Inclutec e E-conomy.

De acordo com a coordenadora do Programa de Empreendedorismo do câmpus, Melaine Camarotto, o objetivo da incubadora é apoiar novos empreendimentos ou empresas na finalização de produtos, processos ou serviços que sejam caracterizados pela inovação tecnológica “proporcionamos a maturação e consolidação dessas empresas, para uma efetiva e sólida inserção no mercado com clientes referenciais”, enfatizou a professora.

Durante a cerimônia o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR de Francisco Beltrão, Lindomar Subtil de Oliveira, destacou que 60% dos negócios são gerados por oportunidade e não por necessidade “por isso é importante investir em novas ideias”, enfatizou.

Para o coordenador do Programa de Empreendedorismo da UTFPR, Ricardo Manica, a incubação é uma oportunidade de apoiar empresas constituídas, com foco no mercado e captação de recursos, além de focar na internacionalização. “A empresa só surge a partir de uma ideia inovadora, queremos formar empresas e contribuir com o desenvolvimento municipal”.

A Alfa Soluções em Engenharia  é composta pelos estudantes Telmo Josiel Teles, Jaqueline Klem Bohrer, Rafael da Silva Teles e Franklin Willian Barbosa e orientada pela professora Ticiane Sauer Pokrywiecki.

As pré-incubadas

A pré-incubação é estruturada com o objetivo de apoiar empreendedores em seus primeiros passos, abrigando-os temporariamente durante o desenvolvimento de um produto ou serviço inovador até a fase de protótipo; dando suporte administrativo, técnico, gerencial e mercadológico e auxiliando-os na criação de empreendimentos de base tecnológica.

A equipe E-conomy tem como ideia central do projeto uma startup de venda de produtos de consumo imediato. Orientados pelo professor Gustavo Sato, integram o projeto Danilo Eugênio Gracindo, Rafael Angelin, Rafael Alves Fernandez, Gabriel Bueno Pereira.

A Urtigão tem como proposito a extração do composto luminescente existente no Urtigão. O idealizador é Guilherme Henrique Berton, orientado pela professora Irede Angela Lucini Dalmolin.

Com o objetivo de desenvolver aplicativos que auxiliem na aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, assinaram o contrato de pré-incubação William Rafael Hoffmann e Wagner Hoffmann, que passam a ser orientados por Paulo Júnior Varela.

Já a Smartec de Ítalo Moreira Quintão e Bruno Henrique Manfrin Dos Santos se propõe a realizar o monitoramento do consumo de energia do câmpus. Os estudantes são orientados por Marcel Joly e Andriele de Prá Carvalho.