Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Escrita científica

Escrita científica

Estudantes da graduação e pós-graduação do câmpus contam com apoio de professor selecionado como “Advisor” em programa de produção de escrita científica
publicado: 26/09/2017 15h51 última modificação: 29/09/2017 15h04

Escrever, editar e produzir artigos científicos é uma tarefa que demanda tempo e dedicação, é uma forma de divulgar toda a pesquisa desenvolvida sobre determinado tema. Atualmente há sistemas colaborativos que visam facilitar todo este processo como o LaTex. Alunos do curso de Licenciatura em Informática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) já receberam suporte, por meio de minicurso, para utilizar o sistema. Outros interessados terão oportunidade de participar de minicurso durante o IV WCTI (Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação) e ColinCamp (Semana Acadêmica da Licenciatura em Informática).

O responsável pelo suporte e auxílio aos estudantes é o professor Francisco Reinaldo, único selecionado como “Advisor” (orientador), do programa Overleaf Team dentre os 13 câmpus da UTFPR e um dos 14 selecionados no Brasil. O “Overleaf” é um novo sistema colaborativo que dá o suporte aos usuários do LaTex e RichText. De acordo com Reinaldo “sendo membro Overleaf Advisor, posso oferecer conhecimentos para ajudar professores, alunos e servidores a confeccionar documentos acadêmicos/científicos através de uma variedade de modelos e exemplos no Overleaf”.

O professor ainda esclarece outras vantagens do sistema frente a outros tradicionais como o Word ou OpenOffice. “A alta qualidade tipográfica dos documentos que você poderá produzir é um dos diferenciais. Isto é particularmente verdadeiro para documentos que são pesados em matemática, mas documentos para qualquer outra área também podem aproveitar essas qualidades. Uma vantagem menos óbvia, mas muito mais importante, é que o LaTeX permite que você separe claramente o conteúdo do formato do seu documento. Como escritor (cientista, pesquisador ou não), isso lhe dá a oportunidade de se concentrar no "o que", na parte criativa do seu trabalho, em vez do "como", ele vai ser impresso em papel”, esclarece.

Notícia de: 28/08/2017